Já visitou os castelos e palácios mais populares da Europa? Dois deles ficam em Portugal

A Musement, plataforma de reserva de actividades nos destinos, compilou um ranking com os castelos e palácios mais populares da Europa. Para o estudo, foram analisadas mais de 3800 atracções na Europa e os castelos mais populares do Velho Continente foram seleccionados com base no número de avaliações recebidas no Google. 

Estes são os 15 primeiros colocados na lista dos castelos e palácios mais populares na Europa:

Castelo de Praga, República Checa – 15.149 avaliações

Com mais de 152 mil avaliações, o complexo monumental do Castelo de Praga está no topo do ranking. Entre os locais mais importantes do conjunto arquitectónico, vale a pena destacar a Catedral de São Vito, um impressionante templo gótico onde todos os reis da Boémia foram coroados; o antigo Palácio Real, que inclui o Salão Vladislav; e a Rua do Ouro, com as suas pitorescas casas coloridas.

 

Palácio de Buckingham, Reino Unido – 151.766 avaliações
O Palácio de Buckingham é a residência oficial do Rei Carlos, em Londres. A cada Vrão, durante dez semanas, é possível visitar os Salões de Estado, uma colecção de 19 salas mobiliadas com autênticos tesouros da Colecção Real e decoradas com obras de artistas de tanto destaque quanto Rembrandt e Van Dyck. A cerimónia do render da guarda atrai igualmente muitos visitantes.

 

Castelo de Wawel, Polónia – 137.253 avaliações
Situado na Colina de Wawel e com vista para o Rio Vístula, o castelo foi durante séculos a residência dos reis da Polónia. Depois de explorar os Salões de Estado, os Apartamentos Reais, o Tesouro da Coroa, o Arsenal e a exposição “The Lost Wawel” (O Wawel Perdido), vale a pena visitar os outros pontos turísticos da colina, como a Caverna do Dragão e a catedral.

 

Palácio de Versalhes, França – 130.519 avaliações
Luís XIV iniciou a transformação do antigo pavilhão de caça do seu pai (Luís XIII), e os monarcas que vieram depois dele continuaram a expandir e emblezar o palácio até à Revolução Francesa. Além dos Grandes Apartamentos do Rei e da Rainha, uma das salas que mais chama a atenção é a imponente Galeria dos Espelhos, que dispõe de mais de 350 espelhos. Outra das grandes atracções são os famosos jardins, projectados por André Le Nôtre.

 

Palácio de Schönbrunn, Áustria – 129.663 avaliações
A antiga residência de Verão dos imperadores de Habsburgo é uma obra-prima barroca e um dos símbolos mais emblemáticos da capital austríaca. Em 1996, o palácio e os seus jardins foram declarados pela UNESCO como Património Mundial. Actualmente, milhões de pessoas visitam o local todos os anos para percorrer as luxuosas salas e os quartos.

 

A Alhambra, Espanha – 122.164 avaliações
Este complexo monumental, que consiste em palácios, jardins e fortalezas, é um local repleto de história. Por isso, não é de estranhar que a antiga residência dos sultões Nasridas e dos reis de Castela se tenha tornado um dos locais mais visitados de Espanha. Na região dos Palácios Nasridas, construídos pelos próprios sultões, destacam-se a bela fachada do Palácio de Comares e o impressionante pátio do Palácio dos Leões.

 

Torre de Londres, Reino Unido – 93.745 avaliações
Durante a sua longa história, o imponente castelo nas margens do Tamisa foi utilizado como prisão, palácio real, arsenal e câmara do tesouro para as jóias da coroa. Além dos capítulos mais sombrios que aconteceram na torre, como a execução de Ana Bolena e o desaparecimento do Príncipe Eduardo V e do seu irmão, o Duque de York, os visitantes podem ver de perto as Jóias da Coroa, uma colecção de mais de 23 mil pedras preciosas, e conhecer os seus residentes mais famosos: os corvos, considerados os guardiões da torre.

 

Palácio Real de Madrid, Espanha – 89.411 avaliações
Com mais de 135 mil metros quadrados e 3.418 quartos, o Palácio Real de Madrid é o maior da Europa Ocidental. Actualmente, é a residência oficial do Rei de Espanha, embora seja utilizado exclusivamente para recepções e eventos oficiais, uma vez que o Rei e a Rainha moram no Palácio da Zarzuela. Alguns dos lugares de maior destaque, que estão abertos ao público e podem ser visitados, são o Salão do Trono, o Salão de Gasparini, o Salão dos Alabardeiros, o Arsenal Real e a Capela Real. 

 

Castelo de Edimburgo, Reino Unido – 83.417 avaliações
Esta impressionante fortaleza, erguida numa rocha no coração da capital escocesa, é o local mais procurado da Grã-Bretanha. O castelo foi a residência de reis e rainhas durante séculos, e no seu interior é possível visitar a Capela de Santa Margarida, que remonta ao século XII. As Jóias da Coroa, também chamadas de “Honras da Escócia”; a “Pedra do Destino”, sobre a qual os reis escoceses foram coroados; e “Mons Meg”, um enorme canhão do século XV, são apenas algumas das muitas surpresas escondidas atrás das muralhas do castelo.

 

Castelo de Bran, Roménia – 83.004 avaliações
Actualmente, a fortaleza localizada a 30 quilómetros de Brașov (Transilvânia), é o castelo mais popular do país e o que não faltam são motivos para isso. Durante uma visita ao castelo, além de mergulhar de cabeça na lenda do Drácula, também poderá aprender sobre o passado do local enquanto fortaleza dos Cavaleiros da Ordem Teutónica e enquanto residência real. 

 

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha – 79.900 avaliações
Situado no desfiladeiro de Pöllat, este castelo de conto de fadas foi idealizado pelo Rei Ludwig II da Baviera, apelidado de “Rei Louco” ou “Rei Cisne”. Embora a fortaleza tenha sido construída em estilo medieval, dispunha de todos os confortos da época, como aquecimento central e água corrente.

Além disso, o monarca também tinha uma grande admiração por Richard Wagner, razão pela qual muitas das pinturas que decoram o castelo são inspiradas nas óperas do compositor. A sua beleza é tal que há quem diga que tenha servido de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida

 

Castelo de São Jorge, Portugal – 78.542 avaliações
O Castelo de São Jorge ergue-se majestosamente na colina mais alta da capital portuguesa, e dispõe de vistas deslumbrantes sobre o Rio Tejo e a cidade de Lisboa. Hoje em dia, quem visita o local pode ver as ruínas arqueológicas situadas dentro do recinto, cuja colecção inclui vestígios que remontam ao século VII.

 

Castelo de Sant’Angelo, Itália – 78.128 avaliações
Situado nas margens do Rio Tibre, a uma curta distância da Basílica de São Pedro, o imponente Castelo de Sant’Angelo é considerado um monumento, um sítio arqueológico e um museu ao mesmo tempo. Inicialmente erguido como mausoléu para o imperador Adriano e a sua família por volta de 123 d.C., o castelo foi testemunha de quase dois mil anos da história de Roma, desempenhando uma variedade de funções durante a sua trajectória.

 

Palácio da Pena, Portugal – 75.599 avaliações
O pitoresco palácio na Serra de Sintra é um excelente exemplo do estilo romântico do século XIX em Portugal. Ao chegar ao país, o rei consorte D. Fernando II apaixonou-se perdidamente por Sintra e, pouco depois, adquiriu as ruínas do Mosteiro de São Jerónimo. Misturando elementos arquitectónicos góticos, egípcios, mouriscos e renascentistas, conseguiu transformar as ruínas num espectacular palácio de conto de fadas.

 

Alcácer Real de Sevilha, Espanha – 71.166 avaliações
O Real Alcácer é o mais antigo Palácio Real em uso na Europa. As suas origens remontam ao século X, quando o Califa de Córdoba, Abderramán III, ordenou a construção de um novo centro governamental em Sevilha. Após a conquista castelhana do território, o lugar tornou-se num palácio real e, em 1987, foi declarado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Ler Mais