Já viu a folha de ordenado de Setembro? Voltou a ter “aumento”. Mas no mês que vem vai baixar

O salário de Setembro vai voltar a ter um bónus por causa das novas tabelas do IRS para este ano, mas em Outubro é expectável que as remunerações dos trabalhadores regressem para valores mais baixos.

 

Segundo o Notícias ao Minuto, em causa está a aplicação das novas tabelas do IRS que, na prática, dão mais rendimento mensal aos trabalhadores. Este alívio foi mais sentido em Agosto e Setembro por causa dos retroativos.

No entanto, revela o Governo, «a partir de Outubro, já serão aplicadas as taxas de IRS ‘normais’ que mesmo assim são mais baixas do que aquelas que estavam em vigor, por isso continuará a ter mais rendimento disponível».

Com as novas tabelas, a taxa do primeiro escalão passa de 13% para 12,5%, a do segundo desce de 16,5% para 16%, a do terceiro baixa de 22% para 21,5%, a do quarto diminui de 25% para 24,4%, a do quinto decresce dos atuais 32% para 31,4%, a do sexto deixa de ser 35,5% e fica em 34,9%, a do sétimo passa de 43,5% para 43,1% e, por último, a do oitavo baixa de 45% para 44,6%. Já a taxa do último degrau de rendimentos continua nos 48%.

Embora não haja uma alteração neste último patamar, a redução do IRS abrange todos os contribuintes que são chamados a pagar imposto, por causa da regra da progressividade da tabela. A descida nos patamares anteriores faz com que os contribuintes do novo escalão também beneficiem do desagravamento.

Ler Mais