Joana Couto, Prio Energy: De que falamos quando falamos em flexibilidade?
Na análise aos resultados da 52.ª edição do Barómetro da Human Resources, Joana Couto, directora de Recursos Humanos da Prio Energy, aponta que «uma organização que quer crescer terá de saber olhar para a flexibilidade de forma proactiva e positiva, percebendo que a capacidade de pessoas e organizações evoluírem e se adaptarem é essencial».
«Durante muito tempo, a palavra flexibilidade surgia em debates já com história. Mas esta é uma palavra com múltiplos significados – e especialmente útil quando pensamos em pessoas e talento neste nosso mundo em aceleração. Na Prio, contamos com uma estrutura diversificada, com necessidades muito variadas no que à contratação e retenção de pessoas diz respeito. Estamos sediados no distrito de Aveiro, onde funciona também o nosso centro de produção, o complexo Novas Energias, mas contamos com uma rede de centenas de postos de norte a sul do País.
Enquanto energética jovem, com apenas 17 anos de existência, sabíamos desde cedo que teríamos de ser ágeis nas mais diversas facetas do negócio. Essa capacidade é o que nos permitiu integrar o modelo híbrido para lá do período de pandemia e responder a desafios pontuais de escassez de mão-de-obra em algumas zonas do País. E é também algo que nos move na aposta constante que fazemos no talento interno, promovendo formações e a capacitação das pessoas para que elas cresçam connosco, sempre mais aptos para os desafios de futuro do sector.
Uma organização que quer crescer terá de saber olhar para a flexibilidade de forma proactiva e positiva, percebendo que a capacidade de pessoas e organizações evoluírem e se adaptarem é essencial. É um esforço conjunto, que obriga a perceber que as necessidades das pessoas também vão mudando ao longo da vida numa organização. E não há mal algum nisso – se soubermos ser flexíveis.»
Este testemunho foi publicado na edição de Abril (nº.160) da Human Resources, no âmbito da LII edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.