Joana Pita Negrão: A relevância da formação

Joana Pita Negrão, (à data da publicação desta edição) directora de Pessoas e Cultura da NOVA SBE, acredita que «a criação de uma cultura de aprendizagem contínua dentro das empresas é essencial para manter a relevância e a competitividade a longo prazo».

 

«Quando falamos de formação, abordamos um tema de enorme relevância pelo contributo que tem para o desenvolvimento económico e social do país. Os resultados do 54.º barómetro revelam que mais de metade das respostas (cerca de 60%) – tanto das empresas como dos colaboradores – acreditam que a qualificação e requalificação são uma prioridade. Com a crescente digitalização, há uma urgência em desenvolver competências (digitais, mas não só) e a necessidade de adaptação rápida às mudanças tecnológicas e de mercado, o que exige, no mundo corporativo, programas de formação flexíveis e actualizados àquilo que são as novas formas de trabalhar.

Nesta era de incerteza que vivemos – fruto da inteligência artificial, que está a mudar a forma como trabalhamos – este tema passa a ser ainda mais preeminente quando olhamos para os resultados sobre as competências que são mais difíceis de encontrar: as chamadas soft skills (42%) e as human skills (23%). A nossa capacidade de desaprender para voltar a aprender sob uma nova lente/perspectiva é essencial e, acredito, só assim estaremos suficientemente preparados para os desafios do presente (que até há tão pouco tempo se chamava “futuro”).

As empresas já estão a reagir neste sentido, ao apostar no desenvolvimento interno dos seus colaboradores no que respeita a novos perfis/competências (cerca de 65% das respostas). Os grandes desafios que se colocam sobre “falta de tempo”, falta de recursos e/ou pouco retorno de investimento, devem ser reavaliados, pois a criação de uma cultura de aprendizagem contínua dentro das empresas é essencial para manter a relevância e a competitividade a longo prazo.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Agosto (nº.164) da Human Resources, no âmbito da LIV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais