KIC InnoEnergy aposta na dinamização do empreendedorismo nacional

eitkicinnoenergyA área de criação de novos negócios está a investir em três start-ups nacionais – RVE.SOL, IsGreen e WeTruck – e procura novos projectos para apoiar.

A KIC InnoEnergy, empresa europeia da área das Indústrias da Energia Sustentável e Eficiência Energética, reforçou recentemente a sua presença em Portugal com a área de criação de novos negócios. Assim, desde Maio de 2014, disponibiliza aos empreendedores nacionais interessados em acelerar projectos inovadores de energia sustentável uma equipa dedicada e todos os serviços necessários para transformar a sua ideia num negócio de sucesso global.

A KIC InnoEnergy investe, em média, 100 mil Euros em cada projecto aprovado e promove ainda a exposição a uma rede de outros investidores internacionais, obtendo um rácio médio de três euros de investimento adicional para cada euro investido diretamente pela KIC IE. Em Portugal, são já três as start-ups – a RVE.SOL, IsGreen e WeTruck – a contar com o apoio e o investimento directo da KIC InnoENergy, depois de submeterem os seus projectos ao escrutínio dos especialistas que integram o comité de análise e avaliação.

Até ao final do ano, a KIC InnoEnergy prevê identificar e apoiar mais três projectos nacionais com potencial, contribuindo para a dinamização da área da energia sustentável em Portugal e na Europa. Todos os empreendedores interessados em submeter o seu projecto à próxima fase de pitch do programa, devem fazê-lo através do site da KIC InnoEnergy, ou contactar o escritório nacional até dia 5 de Setembro.

Para maximizar o potencial de cada projecto, após a sua aprovação os empreendedores integram a Highway da KIC InnoEnergy. Nesta fase, a KIC InnoEnergy vai assegurar todos os serviços necessários para acelerar os seus jovens negócios. A cada start-up é atribuído um mentor, altamente qualificado, de forma a ajudar na definição de um plano de negócios e respectivo mapa de actividades, onde são traçados objetivos, actividades para os alcançar e estimados recursos necessários para os concretizar. Depois de traçado o plano, o mentor acompanha os empreendedores durante um período de até dois anos, garantindo assim que o plano é cumprido ou ajustado à medida das necessidades do mercado.