Licença sabática paga? Sim, há empresas em Portugal a fazer isso

Trabalho a partir de outro país durante um ano e licença sabática de oito semanas para colaboradores com cinco anos são algumas das regalias que a Farfetch está a dar aos colaboradores em Portugal.

 

As empresas têm tido o desafio crescer nos últimos anos em talento contratado e  a Farfetch, (a primeira a atingir o nível de unicórnio em Portugal), não é excepção. Daí que atrair e reter talento seja uma prioridade.

Neste contexto, as condições favoráveis para atrair trabalhadores incluem a flexibilidade no trabalho, a empresa que disponibiliza autocarros para levar do Porto, Braga ou Guimarães os seus colaboradores.

Ana Sousa, responsável pela área dos recursos humanos (VP People) da Farfetch, admite em declarações ao Dinheiro Vivo, que o trabalho a partir de casa faz parte dessas condições. «Tirando os casos em que a função não o permite, todas as nossas pessoas têm a possibilidade de trabalhar a partir de casa, bem como adequar os horários quando consideram necessário», refre.

Além disso, vai entrar em vigor um programa-piloto que vai proporcionar aos colaboradores da tecnológica portuguesa, a hipótese de trabalhar remotamente durante períodos mais longos. Ou seja, podem trabalhar inclusive a partir de outro país.

«Podem surgir questões familiares que levam a pessoa a ter que mudar de país durante 6 meses ou 1 ano», admite Ana Sousa.

A empresa está também a promover uma iniciativa de reconhecimento das pessoas que estão na empresa há mais tempo. Chama-se Boomerang, e é um programa que dá acesso a uma licença sabática, de até oito semanas, paga pela empresa.

«Podem beneficiar deste programa todos os colaboradores que estejam na empresa há pelo menos cinco anos (renovando essa possibilidade a cada cinco anos)», revela Ana Sousa.

Os colaboradores em Portugal têm ainda direito a três dias extra, além dos 22 de férias obrigatórios por lei, sem prejuízo de puderem ainda também acrescentar mais três dias, por escolha própria, como parte dos seus benefícios flexíveis. Desses benefícios flexíveis fazem também parte regalias em áreas como a saúde, educação/formação e planos PPR.

Ler Mais