Lições de liderança para um mundo sustentável

Como pode a Gestão de Pessoas assegurar que os negócios estão prontos para o futuro? De que tipo de líderes precisamos? Qual o papel da estratégia de RH na tríade de resultados – pessoas, lucros e planeta?

 

Foi a pergunta feita pela recente conferência do Instituto de Liderança e Talento da Universidade da Cidade de Dublin sobre “liderança num mundo sustentável”.

Com este artigo vamos tentar descobrir o papel dos RH no desenvolvimento dos líderes de que precisamos para o futuro.

Definir o processo de sucessão

As administrações têm cada vez mais noção do risco colocado por um processo de sucessão ineficaz, segundo Patrick Wright, da Darla Moore School of Business da Universidade de Carolina do Sul. «As administrações reconhecem que uma das responsabilidades mais importantes que têm é escolher o próximo CEO», afirma. «Existe um enorme risco à volta dessa escolha e benefícios quando a escolha tomada é a certa.»

Essa noção significa que as demonstrações estão a ficar «preocupadas com a falta de talento» no que toca a escolher a próxima vaga de executivos e cada vez mais olham para os DRH à procura de informações imparciais sobre possíveis candidatos internos, revelou Wright. «Os bons líderes de negócios são muitas vezes mais DRH e não são assim tão bons a encontrarem talento como pensam», acrescentou, explicando que demasiado do tempo dos RH é gasto no desenvolvimento e retenção de potencial talento, em vez de a identificá-los antecipadamente. Isto significa que o talento certo pode nem sequer estar em cima da mesa, principalmente do ponto de vista da diversidade.

 

Pensar no que significa realmente acrescentar valor

Precisamos de ir para lá do paradigma de que os negócios existem simplesmente para oferecer lucros aos accionistas, explicou Stuart Woollard, managing partner da OMS, uma empresa de serviços profissionais. «As organizações que têm um motivo social geram valor para si próprias», revelou. «Se só pensarmos no retorno dos accionistas podemos gerar lucros, mas a longo prazo não maximizamos valor, pelo contrário, até podemos atenuar valor para os accionistas.»

Woollard urgiu os líderes a pensarem mais no que significa realmente acrescentar valor, citando a redução de custos como a área em que os RH andam mais focados e há demasiado tempo. «O valor social é gerado pela produção de produtos e serviços da melhor qualidade ao custo mais baixo, para o ambiente e mais ainda», indicou, «A maioria dos CEO estão presos no paradigma de ter de servir accionistas, mas a sociedade está a redefinir os comportamentos organizacionais [aceitáveis]. Como conciliamos a criação de valor para a sociedade e para a organização?»

 

Colocar os objectivos à frente e ao centro

Doug Baillie, que acabou de se reformar do cargo de CHRO na Unilever, falou sobre a necessidade de as organizações e líderes colocarem objectivos genuínos no centro de tudo o que fazem. «Precisamos de líderes baseados em valores e não em regras», asseverou, citando a exigência de líderes que consigam lidar com o mundo em mudança, incluindo a passagem do poder global para leste e sul e as pressões ambientais que dão origem a desordens sociais.

«O que podem as empresas fazer?», perguntou. «Têm duas hipóteses: baixam a cabeça, dizem que o problema não é delas e tornam-se oportunistas, ou olham a realidade nos olhos e tornam-se parte da solução. Os negócios já não podem ficar simplesmente a olhar num sistema que lhes deu vida.» Baillie reforçou que na Unilever todas as marcas estão a trabalhar numa missão social e que as marcas com um objectivo social forte e estabelecido são as que mais estão a crescer na empresa.

Para ter sucesso neste mundo novo, Baillie explica que os líderes têm de ser autênticos, resistentes, adaptáveis, pensadores sistemáticos e virados para os resultados, com uma noção de objectivos. «[Os líderes] precisam de estar empenhados, precisam de ter coragem e precisam de ajudar todos os colaboradores a encontrarem as suas contribuições e objectivos», explicou.

Por Katie Jacobs, na Human Resources UK

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