Liderança diversificada ainda é uma miragem

Os resultados do estudo da Boyden Global Executive Search “Furthering Female Leadership” comprovam que uma liderança diversificada enfrenta ainda vários obstáculos, com 86% dos gestores na Europa do Sul consideram que é mais difícil às mulheres alcançarem cargos de liderança executiva.

 

Entre as quatro regiões analisadas, seguem-se os países nórdicos como os que têm percepção negativa mais elevada em relação a este tema (75%), os países germânicos (63%), sendo que no Reino Unido menos de metade (38%) acreditam ser mais difícil às mulheres chegar a cargos de liderança.

Se considerarmos que parte das respostas são de gestoras as posição de liderança, os resultados são ainda mais surpreendentes, mostrando que, apesar da sua própria evolução de carreira, estas líderes reportam ainda a existência de desafios significativos.

A importância desta questão torna-se óbvia quando 85% dos gestores inquiridos no estudo, e cujas empresas possuem uma estratégia formal de diversidade, afirmam que a mesma melhorou os seus resultados e permitiu a inovação, a colaboração a satisfação dos clientes e a atracção de talento.

Assim, a gestão inclusiva trata-se não só de uma questão de justiça e igualdade, mas de resultados. «Uma equipa de gestão mais diversa é, também, uma equipa com características complementares e integra a possibilidade de contribuir com mais-valias relevantes para a condução de negócio». explica Fernando Neves de Almeida, managing partner da Boyden Global Executive Search Portugal.

Para este efeito, «os gestores devem desenvolver um ambiente e estilos de liderança que optimizem a performance das suas organizações, criando oportunidades para a diversidade na gestão de talento, particularmente entre líderes do sexo feminino. A existência de um ambiente de apoio e uma hierarquia solidária surgem como elementos centrais ao desenvolvimento de carreira», defende-se.

O estudo foi feito com base em 800 horas de conversas presenciais para avaliar a questão da diversidade na gestão.

Veja também estas notícias.

Ler Mais