Ludovic Reysset: Danone garante emprego e pagamento de salário completo a 100 mil colaboradores

Em panorama de crise global provocada pela Covid-19, o Grupo Danone não vai fazer despedimentos durante os próximos três, assegurando, simultaneamente, o salários dos seu colaboradores. Quem o garante é o CEO da Danone Portugal, Ludovic Reysset, em entrevista exclusiva à Human Resources. E vão também manter os prémios.

Por Sandra M. Pinto

Nascida em Barcelona no ano de 1919, a Danone foi fundada por Isaac Caraso, que quis tornar o iogurte – um alimento saudável e apenas vendido em farmácias na altura – num alimento de consumo generalizado e acessível a toda a gente. Em Portugal, a marca está presentedesde 1989, ano em que o grupo adquiriu a Iophil, fábrica de iogurtes de Castelo Branco, onde iniciou a sua produção e onde mantém as suas instalações fabril.

Sobre a situação actual que o mundo atravessa, Ludovic Reysset faz notar que a Danone, empresa com mais de um século de vida, assume um enfoque muito particular no bem-estar dos seus colaboradores, motivo pelo qual vai garantir a manutenção de todos os contratos e salários até final de Junho. E também quis dar o seu contributo à sociedade, para ajudar no combate a esta pandemia, porque o seu responsável acredita que, para além do papel social, «empresas responsáveis, que se preocupam e dão algo positivo à sociedade são empresas com um futuro sustentável».

 

Qual o impacto da pandemia na vossa actividade?
Para já, não temos tido um impacto muito significativo nas nossas vendas. De moment,o o impacto tem sido mais intenso ao nível da forma de trabalhar; temos todos os nossos colaboradores em regime de teletrabalho desde 14 de Março e isso claro que traz desafios acrescidos. Mas temos uma equipa forte, muito dedicada e que está a fazer um excelente trabalho. Estamos orgulhosos disso e de saber que continuamos a fornecer o mercado com iogurtes e leites fermentados, que todos os dias chegam a casa das famílias portuguesas e continuam a alimentar e nutrir a população.

 

Em termos percentuais, como se reflecte a pandemia nos vossos resultados?
De momento, não registamos impacto nos resultados.

 

São muitas as empresas que têm aderido ao lay-off ou optado por despedir colaboradores. Qual é a estratégia seguida pela Danone?
Mantemo-nos ao lado dos nossos colaboradores e queremos que eles estejam tranquilos e focados nas suas funções e no apoio às suas famílias. Por isso mesmo, a Danone anunciou que não rescindirá contratos e manterá os ordenados de todas as suas pessoas até final de Junho. Um lay-off não está deste modo em cima da mesa neste momento.

 

Essa garantia será só até Junho?
Para já estamos a assumir esse compromisso até 31 de Junho de 2020.

 

Falamos num universo total de quantas pessoas?
Esta medida é uma medida adoptada a nível global e por isso estamos a falar de cerca de 100 mil colaboradores. Em Portugal iremos naturalmente assumir o mesmo compromisso e por isso estas medidas estão contempladas para todos os nossos 160 colaboradores locais.

 

Em números qual o valor desta medida?
A medida implica um esforço financeiro considerável, mas a Danone reconhece que o verdadeiro esforço é o trabalho que está a ser feito por todos os nossos colaboradores, que continuam a trabalhar com dedicação por forma a que os portugueses continuem a ter acesso aos nossos produtos, e para que assim possam manter uma alimentação saudável e equilibrada.

 

E como vão assegurar esse pagamento?
Somos um grupo financeiramente sólido e sendo o bem-estar dos nossos colaboradores um dos nossos principais pilares, não pouparemos esforços para assegurar a remuneração e manutenção de todos os postos de trabalho nesta fase.

 

Que outras medidas estão a ser adoptadas pela Danone com vista a salvaguardar os seus colaboradores, por exemplo, no caso de doença?
Para garantir a protecção social dos seus funcionários, a Danone desenvolveu um conjunto de medidas internas – aplicadas a todos os mercados internacionais – com um compromisso específico durante este período, que passa por salvaguardar a não rescisão de todos os contratos de trabalho devido à crise sanitária, garantindo os rendimentos durante os próximos três meses, seguro de saúde a 100% no caso de licença médica, quarentena ou assistência à infância e prémios salariais para as equipas de produção e distribuição a serem definidos e implementados localmente.

 

Perante a situação extrema que estamos a passar, muitas empresas têm focalizado as suas acções de responsabilidade social na ajuda contra a pandemia. E a Danone?
Compreendemos que temos um papel a desempenhar e quisemos naturalmente dar o nosso contributo. Algumas das principais iniciativas que pusemos em marcha:

– Reforçamos as nossas ajudas ao Banco Alimentar a quem demos, só no último mês, mais de 20 mil quilos de produto (ou seja, 150 mil iogurtes);

– Apoiámos com produto outras instituições carenciadas como a Casa, a Crescer, a Comunidade Vida e Paz e Noor Fátima;

– Associámo-nos à Centromarca e contribuímos financeiramente para a compra de material hospitalar;

– Facilitámos à Cruz Vermelha uma unidade de refrigeração para acondicionamento de material médico que requer frio;

– Lançámos internamente, junto dos nossos colaboradores uma plataforma de crowd funding, que tem como objectivo recolher donativos em dinheiro dos colaboradores Danone, valor que no final a empresa duplicará e oferecerá à iniciativa #euajudoquemajuda da Cruz Vermelha Portuguesa – um fundo de combate ao COVID 19, que visa a aquisição de material médico e hospitalar para combater o surto.

– Doámos milhares de unidades produtos de nutrição específica (Fortimel), a IPO’s – Institutos de Oncologia – Hospitais e Centros de Reabilitação.

E, claro, não podemos esquecer aquele que é um dos nossos principais focos neste momento e que é o de continuar a estar ao lado dos consumidores, trabalhando todos os dias para que não faltem produtos nas superfícies comerciais.

O iogurte é um alimento simples, natural na sua essência e tem um enorme potencial nutritivo. É um alimento rico, prático e delicioso, adequado para todos e para todas as idades – um verdadeiro alicerce da alimentação saudável diária.

 

Na sua opinião, é importante esta participação e envolvimento das empresas nesta situação que atinge o mundo?
Acredito que apenas as empresas responsáveis, que se preocupam e dão algo positivo à sociedade são empresas com um futuro sustentável. Acredito piamente que as empresas têm uma responsabilidade para com as comunidades onde se inserem e por isso mesmo a responsabilidade social é algo que está no ADN da Danone desde há muito; não é algo de agora. Temos uma responsabilidade para com a comunidade, para com os consumidores e por isso temos de nos mobilizar, particularmente numa situação difícil como esta que vivemos.

 

Perante este clima de instabilidade económica e de pandemia, de que forma vai a Danone continuar a cumprir a sua missão?
Estamos focados na nossa missão de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível e isso não mudou mesmo no actual cenário de instabilidade económica e pandemia. Mais do que nunca temos de estar cá para os nossos consumidores, para as milhares de famílias portuguesas que todos os dias consomem os nossos produtos.

Trabalhamos dia após dia para que mesmo em clima de incerteza, os nossos consumidores saibam que continuarão a encontrar os produtos Danone nas superfícies comerciais e que os poderão continuar a levar para casa e alimentar quem lhes é próximo. Adoptámos um plano de contingência que nos ajuda a manter a produção e a cadeia de abastecimento e estamos em permanente contacto com os nossos clientes para que possamos continuar a fornecê-los tão bem quanto possível.

 

Até que ponto a Gestão de Pessoas é importante para se conseguir ultrapassar uma situação como a que vivemos?
É fundamental. O bem-estar dos nossos colaboradores, parceiros, consumidores e população em geral são a nossa maior preocupação e por isso tentamos proteger todas as partes. A nível interno, quisemos proteger os nossos colaboradores e por isso implementámos o regime de teletrabalho mesmo antes do estado de emergência nacional.

Sabemos que é um desafio mas estamos orgulhosos das nossas pessoas que todos os dias dão o seu melhor para manter a entrega de produtos – temos essa missão e assumimo-la com orgulho e paixão. A garantia da manutenção de todos os contratos e salários até final de Junho visa dar maior tranquilidade aos colaboradores neste momento de instabilidade. Desta forma acreditamos que podemos ter equipas focadas naquilo que neste momento é mais importante, as suas famílias, o seu bem-estar e a sua missão de ajudarem a Danone a levar à população portuguesa alimentos saudáveis, todos os dias.

 

Qual é hoje a filosofia da Danone?
A missão da Danone é a de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível. É o que fazemos há mais de 100 anos e aquilo para o qual trabalhamos, todos os dias. O iogurte é um alimento incrível, simples, natural e de uma enorme riqueza nutricional. Queremos levar saúde e promover uma alimentação saudável baseada no consumo de iogurte e sempre tendo por base a nossa visão One Planet, One Health, ou seja, promover o consumo do iogurte e a adopção de uma alimentação e estilo de vida saudáveis, contribuindo para um mundo melhor e mais sustentável.

 

No mercado onde actuam quais têm sido os maiores desafios da Danone?
O mercado é por natureza um mercado desafiante, por isso os desafios são sempre muitos. A nossa obsessão é o consumidor e é por ele que trabalhamos todos os dias. Queremos manter-nos relevantes e disponibilizar sempre a melhor oferta, aquela que realmente aporta valor, que traz inovação, mas também os produtos de toda a vida, sempre com a melhor qualidade, com o melhor sabor e no formato mais adequado.

Para fazer isso, temos de ser dinâmicos, de estudar as tendências, de saber o que o consumidor procura, e sempre em conjunto com os nosso parceiros e clientes. Apenas juntos podemos criar uma verdadeira experiência superior para quem adquire os nossos produtos.

 

Na sua opinião que factores têm servido de alicerce aos bons resultados da Danone em Portugal?
Sem dúvida que procurar sempre acompanhar as tendências de mercado e a as necessidades dos consumidores, inovando e fornecendo produtos capazes de proporcionar experiências únicas e de qualidade. Igualmente importante é a capacidade de colaborar com os clientes e garantir um bom nível de serviço.

 

 

 

 

 

 

 

 

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