Apenas 44% dos trabalhadores millennials, em empresas dos Estados Unidos, tem uma experiência positiva no trabalho, o número mais baixo de qualquer geração. O estilo de liderança é fundamental para melhorar a experiência destes colaboradores nascidos entre 1981 e 1996. A pensar nisto, o Alerta Emprego partilha sete conselhos úteis.

Ora veja como gerir esta geração de forma eficaz no local de trabalho.

1. Apareça nos momentos críticos
Aconselhar os millenials nas decisões a tomar, mesmo a nível pessoal, pode ser um ponto positivo para esta geração.

 

2. Crie conexões entre equipas
Entre todas as gerações, os millennials vêem a liderança como uma forma de abraçar o potencial de ligar diversas pessoas. Esta geração é a maior defensora da criação de melhores experiências para todos os colaboradores e de garantir que cada pessoa possa trazer o melhor de si para o trabalho. Então, enquanto gestor, concentre-se no alinhamento das equipas com um propósito comum para melhor envolver e activar estes colaboradores.

 

3. Seja um facilitador, não um solucionador de problemas
Uma das palavras mais mencionadas pelos millennials para descrever como os gestores os ajudaram em situações problemáticas, foi «empático». Ao contrário da geração X, que quer alguém que possa intervir e resolver um problema, os millennials querem apoio moral e compreensão para ajudá-los a resolver o problema por conta própria. Assim, esta geração aprecia quando os líderes os deixam ser os heróis, dando-lhes as ferramentas para atingirem o seu pleno potencial.

 

4. Lidere com uma mentalidade única
Os millennials gostam de líderes que lideram a partir de uma bússola interna. Ou seja, procuram gestores que lideram com uma «mentalidade» única.

 

5. Responda a perguntas difíceis e seja autêntico
Quando os líderes são transparentes em momentos difíceis, os colaboradores millennials sabem que os seus líderes são profundamente dignos de confiança, quer obtenham ou não a resposta que esperavam.

 

6. Crie um envolvimento genuíno
Todas as gerações querem estar envolvidas nas decisões que as afectam. Mas esta experiência é particularmente poderosa para os millennials. Quando se sentem envolvidos, esta geração dá mais de si, fica mais tempo, recomenda o seu local de trabalho e contribui com o seu melhor.