
Mais de 90% dos colaboradores desta empresa dão nota máxima de satisfação com modelo híbrido e nova sede
No âmbito do projecto LiZboa, que engloba a adopção de um modelo híbrido e a reabilitação do edifício sede da Zurich, 93% dos colaboradores da Zurich Portugal avaliaram a satisfação global deste projecto em 4,5 (numa escala de um a cinco).
O questionário de satisfação global do projecto LiZboa foi realizado no final de 2022 junto dos cerca de 400 colaboradores que trabalham na sede da Zurich Portugal, situada em Lisboa, e está dividido em duas grandes áreas de satisfação: espaços de trabalho e modelo híbrido.
Ao nível dos espaços de trabalho, as caraterísticas que os colaboradores da Zurich mais apreciam no projecto de remodelação da sede são a modernidade, o design, o conforto e a inovação. Os espaços de socialização e refeição – os coffee points de cada piso e a cantina -, e os postos individuais de trabalho são os que recolheram maior grau de satisfação. 94% dos colaboradores, consideram que a política de mesa limpa (clean desk) teve um impacto positivo ou muito positivo na rotina diária de trabalho e 72% consideram que a mesa partilhada (hot desk) teve impacto positivo ou muito positivo.
No que respeita ao modelo híbrido, os colaboradores da Zurich ficam, em média, 13 dias por mês em teletrabalho, sendo que 70% consideram as idas ao escritório muito importantes para actividades de colaboração com os membros da equipa, para cultivar relações e para celebrar sucessos.
Em relação ao equilíbrio e produtividade, 91% considera que o modelo híbrido teve um impacto positivo ou muito positivo no equilíbrio entre vida profissional e pessoal e 74% consideram que o projecto LiZboa tem impacto positivo ou muito positivo na produtividade. Os colaboradores entre os 25 e os 34 anos e entre os 55 e os 64 anos são os mais satisfeitos com o projecto LiZboa.
O projecto LiZboa foi lançado em Abril de 2021 e englobou várias auscultações aos colaboradores, assim como o seu envolvimento na tomada de decisões. Em Novembro de 2021, 99% dos colaboradores da Zurich consideraram a adopção do trabalho híbrido como uma boa oportunidade de mudança organizacional e as obras do edifício sede foram desenhadas para acolherem este novo modelo de trabalho – a aposta passaria por muitos e diferentes espaços colaborativos e sociais e por políticas de secretária limpa e partilhada. O projecto LiZboa teve como base um estudo de Workplace Strategy e Sustentabilidade e a implementação de planos de Gestão da Mudança e Gestão de Projecto liderados pela JLL, estando a arquitetura e a construção a cargo da Tétris.