Mais de metade dos colaboradores portugueses diz ter aumentado a produtividade. Adivinha graças a quê?

Cerca de 46% dos colaboradores portugueses garante ter aumentado a produtividade graças ao teletrabalho e 74% valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que agora consegue ter. As conclusões são do estudo de RH 2021 da Factorial.

 

A pandemia impulsionou a digitalização dos dados e tal teve um impacto directo na gestão dos Recursos Humanos. A Factorial descobriu também que a maioria das empresas portuguesas já recorre a softwares especializados para a gestão de RH, como por exemplo para os recibos de vencimento (66%), o controlo horário (58%) e a gestão de férias e ausências (51%), entre outras tarefas.

O ambiente de trabalho contribui para esta tendência, as empresas que introduziram flexibilidade de horário e implementaram modelos de gestão de pessoas procuram cada vez mais estes softwares especializados.

O estudo mostra que o nível de digitalização do sector dos RH em Portugal está nos 84,2%. Contudo, ainda é ultrapassado por grande parte dos países europeus, como o Reino Unido (96%), a Alemanha (94%), Espanha e França (ambos 91%); sendo equiparável apenas ao da Itália (84%).

Já na América Latina, países como a Argentina, Colômbia, México e Brasil apresentam níveis de digitalização que variam entre os 70-80%, demonstrando que seguem ritmos diferentes da Europa, mas também com uma clara tendência para o teletrabalho e a digitalização dos RH.

Finalmente, os Estados Unidos, com quase 300 milhões de utilizadores conectados à Internet, apresentam uma digitalização na ordem dos 90%.

 

Rotatividade e salários

O estudo revela ainda que em 2021, a gestão de talento em Portugal manteve-se estável, a taxa de rotatividade nas empresas estabilizou nos 55%, os onboardings subiram cerca de 29% e os offboardings diminuíram cerca de 24%.

Outra conclusão é que o nosso país apresenta ainda relevantes disparidades salariais entre géneros. Apesar de cerca de 63% dos cargos de RH serem ocupados por mulheres, são os homens quem recebe melhores salários, em todos os cargos e em todas as faixas salariais.

Ler Mais