Mais de metade dos profissionais de saúde apresenta sinais de burnout. Esta empresa portuguesa quer reagendar-lhes o Natal

“Enquanto trabalhamos para dar tempo a quem tanto precisa, reagende o Natal”: é este o desafio lançado pela UpHill, empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento de conteúdo e software para suporte à decisão clínica e automação de cuidados, às famílias e amigos dos milhares de profissionais de saúde que vão passar a quadra natalícia a trabalhar.
O objectivo é reconhecer a dedicação de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde que, além de todos os restantes dias do ano, abdicam deste tempo junto da família e amigos para estarem junto de quem mais precisa.
O tema torna-se ainda mais relevante quando analisados os dados relativos à exaustão física e mental nas instituições de saúde. Se antes da pandemia, 40% da classe médica em Portugal demonstrava atitudes de descrença ou indiferença, associadas à síndrome de burnout, a situação agravou-se, actualmente, 52% dos profissionais de saúde referem estar em burnout por causa do trabalho que desenvolvem, nomeadamente do excesso de tarefas burocráticas que acumulam. A realidade não é exclusiva em Portugal, mas a verdade é que o país ocupa um dos lugares cimeiros.
«O tempo de Natal só chega, quando chegamos todos» é o mote da campanha de Natal dedicada aos profissionais de saúde que, também neste dia, dão «tempo de vida a quem mais precisa». «inevitavelmente, vão sempre existir profissionais de saúde que não poderão passar estes dias com a família e o objectivo é, tirando partido da empatia e compaixão que no Natal estão à flor da pele, simbolicamente, reconhecer e agradecer o trabalho que fazem ao longo de todo o ano e nestes dias em particular», refere Eduardo Freire Rodrigues, co-fundador e CEO da UpHill.
A banda sonora escolhida, “Christmas doesn’t feel so far away” de Boston the Girl, reforça este desejo e acompanha a campanha a decorrer nas redes sociais, com assinatura da UpHill e produção da Light Studios.
Veja aqui o vídeo.