Marco Serrão, Galp: «Estamos a mudar. E o Allo é a materialização da nossa People strategy»

Na XXVII Conferência Human Resources dedicada ao tema “A encruzilhada na gestão de Pessoas”, que decorreu ontem, dia 20 de Março, no Museu do Oriente em Lisboa, Marco Serrão, Chief People & Space officer da Galp, deu a conhecer o Allo, a nova sede da energética portuguesa, que assume a função de “talent magnet” e materializa a estratégia de Pessoas da energética.

Por Tânia Reis | Fotos: NC Produções

 

A nova sede da Galp, assente numa workplace strategy, pretende ser um espaço colaborativo, transparente, inovador, de forma a atrair e reter talento, com foco no bem-estar. Através de um vídeo, Marco Serrão levou os presentes numa viagem pela construção do edifício, situado em Alcântara, que contou com contributos de dois grupos de colaboradores – embaixadores e champions. «A nova sede possui certificação gold em três âmbitos, mas queremos atingir a platina», partilhou o responsável de Pessoas.

A mudança aconteceu porque pretendiam dar melhores condições aos mais de 1500 colaboradores, e porque o antigo escritório «não estava alinhado» com a jornada de transformação da organização. «Aliás, nas palavras do nosso CEO, o Allo é o melhor investimento da história da Galp», referiu. «A Galp está a mudar e o Allo não é nada mais que a materialização da nossa People strategy.»

O edifício, completamente pensado para as suas Pessoas, promove o bem-estar, inclusão e tecnologia, com espaços abertos, zonas de trabalho e lazer, ginásio e estacionamento, «tudo gerido através de uma ferramenta digital que concentra todos os serviços, tornando-se um espaço mais democratizado», explicou Marco Serrão.

E os resultados têm compensado, já que um inquérito realizado junto dos colaboradores revelou o top 3 das dimensões mais valorizadas: accountability & empowerment (83%), workspace (82%) e alignment & direction (78%). O Allo também significou uma mudança nas políticas de trabalho híbrido, que «de três dias em casa passaram a dois», para os colaboradores poderem «desfrutar do espaço, promover a partilha de conhecimento, formação».

O Chief People & Space officer deixou ainda uma nota sobre o facto de a nova sede ter contribuído para um maior envolvimento com a comunidade. «Juntos, começámos a desenhar os projectos que darão corpo ao nosso plano de envolvimento nesta comunidade: a “Energia de Alcântara”», explicou.

Foram conhecer o contexto socioeconómico do novo bairro, das suas pessoas e «mapear os parceiros sociais com actuação mais relevante a nível local» para poderem apoiar e reforçar a sua missão. Exemplos disso são a instalação de painéis fotovoltaicos no Clube da Boa Hora, as acções de voluntariado no Banco Alimentar contra a Fome e na Entreajuda. «Só em 2023, envolvemos as nossas pessoas em 20 iniciativas de voluntariado em Alcântara.»

Terminou a sua intervenção deixando um convite para os presentes visitarem o Allo e ficarem a conhecer melhor o que Alcântara tem para oferecer. «O novo espaço não é o final desta caminhada. Há sempre mais para fazer e para melhorar.»

Ler Mais