Montenegro na direcção da Cultura da Santa Casa de Lisboa

Maria Margarida Montenegro é o nome escolhido para coordenar a nova direcção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Criado pela actual Mesa e sob dependência directa do provedor, Pedro Santana Lopes, este novo departamento, agora com a orientação de Maria Margarida Montenegro, tem como objectivo promover e consolidar uma maior valorização do património cultural, documental e artístico da Santa Casa.

O projecto passa pela dinamização de outros polos culturais, nomeadamente no centro da cidade, onde se localiza a Misericórdia de Lisboa, envolvendo as actividades do Museu de São Roque, Arquivo Histórico, Biblioteca, Centro Editorial e Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural. Um património em grande parte resultante da confiança de beneméritos que, ao longo dos séculos, doaram à SCML parte ou a totalidade dos seus bens, que a instituição tem procurado dignificar.

Directora do Palácio Nacional de Mafra ao longo de 17 anos, Maria Montenegro assume agora o desafio de dinamizar este importante acervo. A aposta no desenvolvimento das novas tecnologias como instrumento de divulgação e disponibilização de novos serviços para o público e o reforço na criação de parcerias de colaboração com instituições congéneres são algumas das linhas que irão orientar este objectivo.