
Más posturas afectam o rendimento laboral
De acordo com um estudo recente, as doenças associadas a uma má postura não só geram gastos médicos, como também diminuem a produtividade nas empresas.
Entre outros dados, refere que só nos Estados Unidos são cerca de 10,7 milhões de dias de trabalho que se perdem todos os anos devido a doenças ligadas às más posturas corporais, mostra um comunicado de imprensa da Albenture.
No nosso País, uma outra investigação revelou que 72,4% das pessoas inquiridas admitiram já ter sofrido de problemas lombares ao longo da sua carreira laboral, estimando-se que esse número seja de 80 a 90 por cento quando os trabalhadores chegam à idade da reforma.
Este facto tem reflexo nos 420 mil dias perdidos anualmente por baixas originadas por más posturas. Estes números são especialmente preocupantes em profissões que impliquem um grande tempo passado em frente ao computador, já que por semana cada trabalhador pode somar uma média de 5,6 horas que são consideradas improdutivas.
Um dos fatores que mais influencia a aparição da dor lombar nos trabalhadores é sentar-se com as costas “afundadas” em forma de C, provocando uma perda da curva lombar normal, conclui o comunicado.