Massagem em pleno horário de trabalho? Ideia ganha cada vez mais adeptos. E pode ajudar a combater o burnout

Recentemente, um inquérito realizado pelo Laboratório Português dos Ambientes de Trabalho Saudáveis revelou que 50,6% dos trabalhadores em Portugal estão em elevado risco de burnout, sendo que 80% dos profissionais apresentam, pelo menos, um sintoma de burnout. Joana Lino, CEO da Grand’Ideia, empresa especialista em teambuilding, como as massagens podem ajudar a combater os sintomas do burnout.

De acordo com a especialista, as massagens ao proporcionarem relaxamento e alívio do stress, podem ajudar a combater os sintomas do burnout. Através da estimulação dos pontos de tensão, a massagem ajuda a relaxar os músculos, liberar endorfinas e promover uma sensação de bem-estar geral. Além disso, as massagens podem melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e melhorar o humor, contribuindo para a recuperação do equilíbrio emocional.

A oferta de massagens aos colaboradores em pleno horário de trabalho ainda não é uma prática comum, no entanto esta tem ganho cada vez mais adeptos, principalmente entre responsáveis de equipas, pois com as rotinas de trabalho cada vez mais exigentes e os níveis de ansiedade e stress a aumentarem, reconhece-se cada vez mais a importância do bem-estar dos colaboradores como um fator essencial para a produtividade e satisfação no trabalho.

A CEO da Grand’Ideia nota que «as acções inusitadas e inesperadas são as que melhor resultam, porque os trabalhadores não estão a contar com aquele gesto e sentem-se efectivamente valorizados».

A empresa conta na sua carteira de clientes com empresas como a Sonae, Volkswagen e EDP, e a responsável destaca que «o feedback tem sido muito positivo, porque as chefias notam uma melhoria do ambiente de trabalho e felicidade das equipas e, com isso, um aumento da produtividade, porque alguém feliz no local de trabalho será sempre alguém mais produtivo».

Apesar de sectores como as grandes tecnológicas apostarem em ambientes de trabalho com espaço para o lazer, ainda são poucas as que actuam especificamente no bem-estar individual do colaborador. A «invasão de massagistas» dá  uma resposta mais personalizada, tendo como premissa a ideia de que o bem-estar individual do colaborador beneficiará sempre as equipas.

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