MBA ajudam alunos a encontrar emprego

A globalização dos negócios e a crescente competitividade entre as empresas que actuam cada vez mais a uma escala multinacional, exige profissionais bem preparados para actuar em cenários multiculturais e agressivos.

Uma conjuntura que faz das qualificações em gestão um dos principais factores de competitividade e que tem levado um número crescente de profissionais a investir na reconversão das suas áreas de formação, através dos cursos de Master of Business Administration (MBA). Destinados a profissionais com pelo menos três anos de experiência profissional, os MBA são uma formação avançada de gestão que, segundo as empresas, abre portas, muitas portas. E até pode revolucionar carreiras.

Os números não deixam grande margem para dúvidas. Um inquérito recentemente divulgado pelo GMAT – Graduate Management Admission Council, “MBA.com Prospective Students Survey”, revela que 77% dos alunos que frequentaram estas formações entre 2000 e 2011, consideram que o curso foi decisivo para obterem emprego e 82% dos profissionais revela mesmo que alcançaram mais rapidamente uma promoção graças ao MBA.

Do lado das empresas, 74% planeavam este ano recrutar mais colaboradores com MBA. E os benefícios estão também no campo salarial, com um terço das empresas a ponderar pagar mais a estes profissionais do que pagavam em 2011.

Mas há outros dados que posicionam o MBA como uma espécie de trunfo. O Executive MBA Council confirma o potencial destas formações na sua sondagem “Studant Exit Benchmarking” que revela um aumento de 16,3% nos pacotes salariais oferecidos aos alunos, entre o início e a conclusão do curso. O simples facto de o frequentar já parece abrir portas. Portugal, apesar da difícil conjuntura que atravessa, não é excepção. Apostar num MBA é cada vez mais um trampolim para mudar de carreira ou alcançar um cargo de topo e até são muitas vezes as empresas a apoiar financeiramente os seus colaboradores nesta formação.

pub


Comentários
A carregar...