Melhore a forma como comunica

Seminário sobre comunicação e influênciaEstá a comunicar de forma eficaz? Se detectar falhas na forma como o faz, tome nota dos seguintes conselhos.

A revista Fast Company reuniu sete formas de melhorar as suas competências comunicacionais em 2014:

Ouvir os públicos. E ouvi-los significa prestar atenção aos temas pelos quais se interessam e não impor os nossos próprios temas.

É preciso empatia com esses mesmos públicos, só possível se existir um esforço real em percebermos a fundo as motivações e desejos destes.

A partir daqui, é preciso haver um esforço de aproximação aos desejos dos stakeholders das empresas através das estratégias de Marketing. Todas as mensagens devem ter em conta a realidade dos públicos, de forma a maximizar o alcance e os potenciais efeitos dos conteúdos.

O compromisso, ou “engagement”, dos públicos, uma vez conseguido, deve ser recompensado de forma a consolidar e a recompensar o trabalho que, no fundo, fazem pela marca.

Respeitar a privacidade dos públicos deve ser cada vez mais uma preocupação, numa altura em que as ferramentas que as empresas têm actualmente ao seu dispor para coligir dados são cada vez mais sofisticadas.

Neste processo de análise quantitativa, tente nunca transformar o seu público apenas num conjunto de números totalmente desumanizados. Ao medir o grau de adesão do público à mensagem, é preciso conseguir um equilíbrio entre o quantitativo e o qualitativo, de forma a não perder o foco no “espírito” das audiências.

Transparência. Um dos maiores esforços na comunicação deverá ser o de conseguir que todos os elementos comunicacionais, dentro e fora da empresa, sejam o mais transparentes e honestos possível.

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