Melhores jogos corporativos para desenvolvimento de equipa

Todos os dias, donos de empresas pensam em formas de aumentar a interação entre sua equipe, com o intuito de tornar o local de trabalho mais prazeroso e consequentemente aumentar a produtividade.

Dentre as várias estratégias utilizadas para aumentar esta interação, estão os jogos corporativos, que são uma forma criativa e divertida de fazer com que os componentes de uma equipe confiem um no outro e principalmente que criem laços mais fortes, aprendendo a trabalhar em equipe e estimulando a competitividade. Confira abaixo alguns dos jogos cooperativos mais conhecidos:

1 – Telefone sem fio

No jogo corporativo telefone sem fio, várias pessoas se sentam uma em frente da outra, formando uma fileira. O primeiro participante deve dizer uma frase qualquer no ouvido da pessoa que está na sua frente.

Cada participante deve falar a frase ouvida para o participante da frente, até chegar no último, que deverá dizer em voz alta a frase ouvida. Este exercício, por mais infantil que pareça, tem alguns objetivos sérios para adultos.

O principal objetivo é mostrar como conversas paralelas e fofocas no ambiente do trabalho podem ser destrutivas, já que muitas vezes o que é passado para frente não corresponde à realidade. Além disso, o telefone sem fio trabalha a criatividade, memória e a concentração.

2 – Pôquer

O jogo de pôquer é muito divertido e pode ser jogado entre vários participantes. O pôquer é um jogo que exige muita concentração e estratégia, sendo perfeito para estimular o pensamento lógico, a matemática e a competitividade.

O pôquer como jogo corporativo pode ser jogado sem valer dinheiro, os perdedores podem pagar prendas ou pode-se apostar a troca de favores ou presentes baratos. O pôquer é uma ideia genial para estes tipos de jogos, já que além de ser muito divertido e ser um ótimo passatempo, aumenta a competitividade e a vontade de vencer da equipe.

3 – Cabo de guerra

No cabo de guerra, dois grupos são formados e ficam alinhados cada um nas extremidades de uma corda. Uma linha é marcada no meio da corda, para definir o espaço de cada grupo. O objetivo é puxar a corda com o máximo de força para seu próprio lado, e o grupo que ultrapassar a linha demarcada, perde.

O jogo de cabo de guerra estimula a força, o trabalho em equipe, a rapidez de movimento e a utilização de estratégias, já que muitas vezes não é a força que ganha esta brincadeira.

Conclusão: jogos corporativos para equipes

Por mais que os jogos corporativos parecem brincadeiras infantis, eles desempenham uma tarefa crucial dentro de uma equipe, aumentando a confiança, estimulando a competição, desenvolvendo o trabalho em grupo e criando momentos de lazer e diversão, que certamente trará diversos b

Ler Mais