Menos 4,4% inscritos no Centro de Emprego
O número de pessoas inscritas no Centro de Emprego caiu 4,4%, em Julho, quando comparada com o mesmo período em 2010. No entanto, este número está um ponto acima do verificado no mês passado, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Em Julho, havia 524.118 desempregados inscritos, correspondentes a 85,3 por cento do total de pedidos de emprego (614.229).
As profissões com maior número de desempregados são: pessoal dos serviços, de proteção e segurança; trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio; empregados de escritório; trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e indústrias transformadoras e operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil.
“Estes cinco grupos profissionais, no seu conjunto, detinham um peso na ordem dos 53% face ao total de desempregados inscritos no final de Julho de 2011”, nota o IEFP.
O desemprego entre as mulheres, quando comparados com o período homólogo, caiu 5,5%. Entre os jovens a queda foi de 8,1% e nos adultos de 3,9%.
O desemprego com menos de um ano baixou 8,3%. Contudo, o de longa duração cresceu 1,5%. E a procura de primeiro emprego caiu 0,3%.