Metade dos currículos enviados contém erros ortográficos

Como apresentar um CVUm estudo conduzido pela CV-DNA junto de responsáveis de recrutamento em Portugal conclui também que um quarto dos CVs recebidos contém informações falsas.

A CV-DNA, empresa portuguesa de certificação de currículos, conduziu um inquérito junto de responsáveis pelo recrutamento em cerca de 40 empresas – um terço das quais multinacionais presentes em Portugal – sobre a qualidade dos currículos que lhes chegam às mãos.

46% dos inquiridos dizem que os CVs que recebem contêm erros ortográficos e 14% dizem que isso acontece “muitas vezes.” Já 75% dos recrutadores admitem que os CV que recebem contêm fotografias pouco profissionais.

Entretanto, é muito mais comum (82%) os CVs que os inquiridos recebem conterem informação a mais ou irrelevante do que conterem informação a menos (51%). E 72% dos recrutadores dizem que é comum os CVs que recebem terem informação desorganizada.

Sobre a validade da informação disponibilizada nos currículos, foram detectadas informações falsas nos CVs recebidos em cerca de um quarto das empresas inquiridas. A larga maioria (78%) dos currículos onde foram detectadas informações falsas pertence a profissionais com experiência e não a recém-licenciados.

O inquérito foi efectuado entre Dezembro de 2013 e Fevereiro de 2014 junto de 38 responsáveis pelo recrutamento nas respectivas organizações, maioritariamente directores de Recursos Humanos e Técnicos de Recrutamento e Selecção, de empresas que estiveram presentes em fóruns de recrutamento em universidades da região de Lisboa.

Ler Mais