Metro de Lisboa destaca-se a nível europeu. Recebeu distinção por maior crescimento em termos de eficiência e produtividade

A World Conference in Transport Research (WCTR) atribuiu ao Metropolitano de Lisboa o Prémio de Excelência “Most Productivity Improved System in Europe”, uma distinção que reconhece Lisboa como a cidade europeia com maior crescimento na taxa de produtividade do seu sistema de metro, explorado pelo Metropolitano de Lisboa.

Este prémio é atribuído com base na análise comparativa dos Relatórios e Contas das operadoras de transporte, permitindo identificar aqueles que mais se destacam em termos de eficiência e produtividade.

Para proceder a esta análise, a WCTR constituiu um grupo de trabalho coordenado por Tae Oum, presidente da WCTR Society da Sauder School of Business da University of British Columbia, no Canadá. Este grupo, composto por líderes de equipas de sete países, conduziu um estudo de mais de 50 cidades e regiões metropolitanas da Ásia, Europa e América do Norte, no período referenciado.

O grupo de trabalho baseou a selecção das cidades vencedoras nos dados de produtividade variável até ao ano de 2019, sem considerar os anos subsequentes, devido às medidas de confinamento adoptadas em contexto de COVID-19, que tiveram um impacto substancial na procura das redes de metro.

Considerando a evolução da taxa de produtividade, as restantes cidades distinguidas foram, por ordem decrescente, Changsha (China), Osaka (Japão), Daejeon (Korea) e Miami-Dade (US/Canadá). Em termos de eficiência destacam-se, também pela mesma ordem, as cidades de Madrid, Shenzhen, Kobe (Japão), Gwangju (Koreia), Hyderabad (Índia), Nova Iorque e Toronto.

Vitor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, atribui esta distinção ao esforço da empresa na promoção da melhoria contínua do serviço prestado aos seus clientes, referindo que «esta distinção (…) atesta o trabalho árduo e a dedicação dos nossos profissionais e reforça o nosso compromisso em fornecer transportes públicos eficientes e fiáveis ​​aos nossos clientes, lisboetas, pendulares e visitantes.»

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar na Conferência Mundial da World Conference in Transport Research, que se realiza em Montreal, Canadá, de 17 a 21 de Julho. O evento contará com a participação de aproximadamente 1500 académicos, investigadores e responsáveis políticos de mais de 100 países de seis continentes.

Ler Mais