
Microsoft Portugal, Oceanário de Lisboa e Happy Code unem-se na protecção dos oceanos (com ajuda do Minecraft)
A Microsoft Portugal, o Oceanário de Lisboa e a Happy Code Portugal uniram forças para oferecer uma oficina de programação dedicada ao impacto ambiental, utilizando o Minecraft Education como ferramenta principal de aprendizagem: “Missão Minecraft: Heróis do Oceano”.
A iniciativa decorrerá no âmbito do campo de férias do Oceanário de Lisboa, até dia 10 de Setembro, no Dream Space, nos escritórios da Microsoft Portugal. Este espaço tecnológico, habitualmente dedicado à capacitação digital de alunos e professores, será aberto todas as quartas-feiras, ao longo do Verão, para acolher sessões especialmente desenhadas para os participantes das “Férias Debaixo de Água” do Oceanário de Lisboa.
Através da disponibilização do Dream Space, equipado com computadores, conectividade e condições ideais para o ensino digital, a Microsoft permite que perto de 500 crianças, com idades entre os 6 e os 12 anos, tenham acesso a uma experiência educativa imersiva com conteúdos centrados na preservação dos ecossistemas marinhos e no desenvolvimento de competências digitais e sociais.
«Através do Minecraft Education, é possível desenvolver competências fundamentais enquanto se promove a sensibilização ambiental e o pensamento crítico. Esta parceria com a Happy Code e o Oceanário de Lisboa representa uma oportunidade exemplar de como a tecnologia pode inspirar gerações mais jovens a cuidar do planeta. O Dream Space foi criado precisamente com esta missão: abrir portas para novas aprendizagens, com impacto real e valores globais», explica Ana Rita Serra, Education lead da Microsoft Portugal.
As sessões são dinamizadas por formadores da Happy Code, especialistas em educação tecnológica e com larga experiência no uso de plataformas como Minecraft Education e MakeCode Arcade. O seu trabalho alia o ensino da programação ao desenvolvimento de competências essenciais como criatividade, colaboração, resolução de problemas e cidadania digital.
«Na Happy Code acreditamos que o ensino da programação pode ser uma poderosa ferramenta para formar cidadãos conscientes, criativos e capazes de transformar o mundo. Esta parceria permite-nos levar essa missão mais longe, ligando a tecnologia à proteção dos oceanos, através de experiências educativas com significado. Com mais de 50.000 crianças formadas em Portugal e uma vasta experiência no uso de plataformas da Microsoft, como o Minecraft Education e o MakeCode Arcade, somos o parceiro ideal para transformar o contacto com a tecnologia numa verdadeira aprendizagem para a vida. É um privilégio fazer parte desta iniciativa com a Microsoft e o Oceanário de Lisboa», partilha João Luís Sousa, líder Regional, Happy Code Portugal
Para o Oceanário de Lisboa, esta colaboração reforça o compromisso de educar para a conservação do oceano, promovendo uma ligação afectiva com o mundo marinho e a responsabilidade ambiental desde cedo.
«No Oceanário de Lisboa, renovamos continuamente o nosso programa educativo para acompanhar as novas gerações, explorando diferentes formas de diversão que promovam a aprendizagem através de múltiplos estímulos. Sabemos que as crianças aprendem de maneiras distintas — por isso, é essencial criar experiências que despertem a curiosidade, incentivem a experimentação e estabeleçam ligações emocionais com o oceano. Esta parceria com a Microsoft e a Happy Code é mais um passo nesse caminho, oferecendo um ambiente no qual o jogo digital se transforma numa poderosa ferramenta de sensibilização. Conhecer o oceano é o primeiro passo para o proteger — e essa urgência nunca foi tão grande», realça Diogo Geraldes, director de Educação, Oceanário de Lisboa.