Ministro da Saúde nomeou Conselho Directivo do INEM

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, nomeou o Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), reconduzindo Luís Meira como presidente do Conselho Directivo deste instituto, que tem como principal missão garantir o funcionamento eficaz e o desenvolvimento sustentável do Sistema Integrado de Emergência Médica.

 

Pedro Lavinha mantém-se também como vogal do Conselho Directivo. O novo mandato de Luís Meira, com a duração de cinco anos, começa esta quarta-feira, dia 30 de Agosto.

Luís Meira é licenciado em Medicina e especialista em Anestesiologia. É, desde 2000, assistente hospitalar do quadro do INEM, onde entre 2000 e 2008 exerceu as funções de coordenador do Centro de Formação do Porto, coordenador do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Porto e coordenador nacional do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM).

Em 2003 foi-lhe reconhecida a competência em emergência médica pela Ordem dos Médicos. Foi nomeado director da Delegação Regional do Norte do INEM em 2008. Em 2012 foi nomeado director do departamento de Formação em Emergência Médica do INEM e em 2015 foi designado presidente do Conselho Directivo do INEM.

Já Pedro Lavinha é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa, licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, diplomado em Administração Hospitalar, mestre em Gestão da Saúde e Doutorando no Programa de Doutoramento em Saúde Pública, ramo de especialidade Política, Gestão e Administração de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou funções como enfermeiro em Agosto de 1997 e foi responsável pelo Bloco de Pequena Cirurgia do Hospital de Egas Moniz.

De Fevereiro de 2011 a Dezembro 2017 desempenhou funções como coordenador do Gabinete de Qualidade do INEM, responsável por acompanhar e implementar o projecto do Sistema de Gestão da Qualidade e o Programa de Acreditação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e Meios de Emergência Médica.

Entre 2007 e 2011 coordenou as ambulâncias da Delegação Regional de Lisboa, foi responsável pelo Programa das Vias Verdes (Via Verde AVC e Via Verde Coronária) da Região de Lisboa, implementou e coordenou o grupo dos Enfermeiros do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa e a equipa de enfermeiros do Helicóptero de emergência médica de Lisboa. É desde 2017 vogal do Conselho Directivo do INEM.

Ler Mais