Modelo de quatro dias de trabalho aumentou atracção e retenção de talento nesta empresa

A 360imprimir.pt,  a “Amazon dos produtos personalizados” revelou as conclusões do barómetro do primeiro ano de implementação do modelo de trabalho de quatro dias por semana, desenvolvido com o apoio de uma consultora externa independente. 

 

Os resultados do barómetro demonstram um aumento da atracção de talento, reflectida no número de candidaturas recebidas que foi quase oito vezes maior do que no ano anterior, bem como um forte impacto na retenção de talento, com a taxa anual de rotatividade a recuar em 43%, no contexto actual da indústria tecnológica caracterizado por intensa competição por talento.

O relatório revela ainda que o novo modelo de trabalho já está consolidado nas equipas da 360imprimir.pt, uma vez que 90% dos colaboradores estão satisfeitos com a semana de quatro dias e consideram que será o futuro do trabalho, e com 78% dos colaboradores a afirmarem precisar de um aumento salarial de pelo menos 30% para considerarem regressar à semana de trabalho de cinco dias, um ligeiro aumento face ao último relatório publicado.

A nível de assiduidade, a taxa de absentismo desceu cerca de 50% face ao ano anterior à semana de quatro dias, a redução do número de faltas é uma expectativa necessária para o funcionamento da semana mais curta, pelo que este resultado é crucial. Além disso, a produtividade por hora manteve-se estável, estimando-se uma variação de entre -1,3%, sendo que o output médio por colaborador reduziu proporcionalmente à redução de horas de trabalho por semana.

Cerca de 80% das chefias consideram que as equipas são tão produtivas como antes da implementação da semana de quatro dias de trabalho, representando um aumento de nove pontos percentuais face aos primeiros resultados partilhados.

O relatório salienta que quase todos os colaboradores optaram pelo modelo de 36h de trabalho por semana e que o impacto positivo é sentido tanto na esfera individual como profissional, sobretudo no work-life balance e na satisfação com a empresa.

Com a implementação do modelo de trabalho, o impacto foi bastante positivo na esfera pessoal dos colaboradores da 360imprimir.pt, com os níveis de stress, fadiga e ansiedade a descerem em 21%, com 45% dos colaboradores a indicarem ter praticado mais exercício físico e melhorado a qualidade do sono devido à semana de quatro dias de trabalho.

Segundo os dados do barómetro, 98% dos colaboradores indicaram ter bom work-life balance e 89% afirmaram passar mais tempo com família e amigos devido ao novo modelo de trabalho.

O novo modelo de trabalho também teve um impacto positivo quer a nível social, quer ambiental. Se na distribuição e participação nas tarefas domésticas e no cuidado dos filhos a percentagem de homens a responder afirmativamente foi superior à das mulheres, já a poupança média dos colaboradores com deslocações diárias para o trabalho foi de uma hora e sete minutos, o que a nível de impacto ambiental se traduziu numa redução das emissões de CO2 em aproximadamente 733kg por dia.

Apenas 12% dos colaboradores mudaram de local de residência devido ao teletrabalho e, ao contrário das expectativas, apenas 38% destes se mudaram para fora das grandes cidades.

Ler Mais