Não deixe que a falta de autonomia ponha em risco a sua organização

A falta de autonomia pode revelar-se um perigo dentro de uma empresa, alerta o site etalent. É papel do líder incentivar os colaboradores a conquistar a liberdade nas suas acções, estabelecendo uma relação de influência com a equipa, e não de dependência.

Garantir o bom desempenho de uma equipa e delegar tarefas de modo a que os colaboradores sintam que a empresa acredita na sua capacidade, ajuda a promover a liberdade no exercício das suas funções.

Ao contrário que se pensa, bloquear um comportamento mais independente causa problemas ao negócio e impede o seu crescimento.

Importância da autonomia

A falta de autonomia no trabalho gera problemas dentro da empresa, pelo que incentivar um comportamento mais autónomo dos colaboradores influencia directamente o crescimento do negócio. Isto porque quando é possível delegar tarefas com segurança, significa que a organização conseguiu uma equipa de sucesso e de alto desempenho.

O líder precisa de ter intuição para identificar a evolução dos seus colaboradores, observando as melhorias na produtividade da equipa. A utilização de indicadores de desempenho pode ajudar neste processo.

Consequências da falta de autonomia

  • Queda na produtividade
    A autonomia pode reflectir-se numa política de benefícios, especialmente nas funções que exigem a criatividade por parte dos colaboradores. Um trabalho menos autónomo pode diminuir significativamente a produtividade, influenciando de maneira negativa o resultado esperado.
  • Desmotivação
    A falta de motivação é um problema frequente dentro das empresas, podendo ser gerado pela falta de liberdade em tomar pequenas decisões. Processos desnecessariamente burocráticos podem minar o ânimo e a vontade do colaborador em propor novas ideias e projectos, o que se pode revelar uma perda para os negócios que desejam crescer e inovar.
  • Ausência de confiança
    Quando os líderes não dão autonomia para que as equipas executem as tarefas mais simples do seu quotidiano, os colaboradores sentem-se desvalorizados e acreditam que a empresa não confia no seu potencial.
    A ausência de confiança impacta negativamente o envolvimento e pode transformar-se numa espécie de epidemia, diminuindo a produtividade de toda a equipa.

O papel do líder

  • Inspirar confiança: demonstre que acredita na capacidade do colaborador, mas sabe que erros acontecem e está disposto a ajudá-lo a aprender com as possíveis falhas;
  • Aposte na transparência: informações importantes não podem ser escondidas, é preciso que a equipa esteja ciente de todas as etapas de um projecto para colaborar com ele;
  • Valorize a comunicação interna: a transparência não é só uma questão de acesso à informação. Permita que a equipa seja informada sobre os planos da empresa e possíveis decisões que serão tomadas no futuro.
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