Não queremos ser as mesas de ping-pong de 2024
Por Fernando Gaspar Barros, fundador do Brands Like Bands
É verdade… Mesas de ping-pong, quem nunca…?
Se recuarmos 10-15 anos, ou mais, empresas que tinham uma mesa de ping-pong queriam, essencialmente, projectar um estatuto cool, de alguma irreverência e inovação. Era “o carimbo” da melhor empresa para trabalhar. Estava ali…
Todavia, e como em todas as modas, numa primeira fase, veio a irrelevância e, posteriormente, o “enterro” com a consequente reciclagem da mesa, das raquetes e bolas, de ping-pong. Mas com a reciclagem surgem outras modas.
Entre a última quinzena de Dezembro de 2023 e Janeiro de 2024, na segunda fase da organização do 12.º Brands Like Bands, recebemos mais de 50 e-mails. Todos eles tinham a seguinte frase em comum: «A nossa empresa tem uma banda, que tocou no nosso jantar de Natal e foi um sucesso.» Mas foi também neste rescaldo que saiu a nossa missão: «Não queremos ser as mesas de ping-pong de 2024.»
E assim, de uma procura de mais de meia centena de empresas que queriam participar, foram dezasseis as empresas, com duas estreias, que foram envolvidas no Brands Like Bands, em 2024.
Porque o Brands Like Bands não é sobre música… Ou inspirado em citações do Simon Sinek no Linkedin e muito menos sobre Inteligência Artificial. Calma, tudo isto é espectacular, sem dúvida mas, precisamos de abraçar o básico primeiro.
E só assim se explica a diversidade que o Brands Like Bands assume com o envolvimento de várias gerações, raças, etnias, nacionalidades, habilitações, categorias sociais e profissionais, pessoas com deficiências fisicas e cognitivas, credos religiosos, gostos musicais e sexuais.
Não são “bibelôs” que vão ali ocupar um tempo e um espaço. Não é “post”, é um statement de cada um deles. É o espaço deles… De todos eles, em cima e fora do palco.
E isto não acontece do dia para a noite. São mais de dez anos de compromisso entre todos, em que centenas de pessoas estabeleceram um modelo em que todos se sintam seguros, na sua essência, sem necessidade de adornos.
Se vai existir Brands Like Bands em 2025? Muito provavelmente, sim. Continuando vai manter-se um “anti-trendy”? Seguramente… E à nossa maneira (leia-se, mais de 120 pessoas em palco e cerca de 2000 a assistir, em ambos os dias 31 de Maio e 1 de Junho).
Participaram em 2024 as melhores pessoas para trabalhar da Altice Labs, Axians, Cofidis, GoContact, GoldCar/Europcar, Klx – Crédit Agricole Groupe, Leroy Merlin, L’Oréal, ManpowerGroup, Mercer, Sabseg, Schneider Electric, Schréder Hyperion, Siemens, Sogenave e Tabaqueira.