Não sabe o que fazer este feriado? Há inúmeras festas populares por todo o País (com muita animação)
Hoje, feriado nacional, celebra-se a festa da Assunção de Nossa Senhora, e são muitos os locais que celebram a efeméride com arraiais e outras festas em honra de Nossa Senhora. Se gosta de festa, música e comida tradicional, o idealista reuniu a melhor lista de festas populares a perder durante esta temporada.
O festival de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, é um dos mais impotantes e realiza-se entre 14 e 22 de Agosto e contará com uma emocionante procissão, danças tradicionais e uma corrida de romeiros tradicional. Pode aproveitar fazer uma visita ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, localizado no Monte de Santa Luzia, que oferece vistas panorâmicas da cidade impressionantes.
Padroeira da ilha da Madeira, as festas de Nossa Senhora do Monte, no Funchal são um momento marcante nas festividades locais. Numa das zonas altas do Funchal encontra-se a freguesia do Monte que recebe centenas de peregrinos vindos de vários cantos de Portugal e da Venezuela, África do Sul e Reino Unido, onde residem vários emigrantes.
As celebrações começam no início de Agosto e estendem-se até hoje, culminando com uma procissão de velas, que conta com a presença de figuras notáveis da ilha. É ainda uma oportunidade para provar algumas iguarias locais, como o famoso bolo do caco com manteiga d’alho e a deliciosa espetada.
No Peso da Régua, no Vale do Douro, decorre a festa em honra da Nossa Senhora do Socorro, com muita animação e alegria durante a primeira quinzena de Agosto. Para além do momento principal – a Procissão do Triunfo que decorre hoje e amanhã -, ali tem lugar o bem disposto Arraial do Rio, com muita música popular para animar os nortenhos. Este é um momento único que ilumina a fachada da igreja e prepara-se para receber uma forte afluência de peregrinos.
Na Póvoa do Varzim, o dia de hoje é vivido com muitos cânticos e uma Eucaristia Solene, pelas 11h, em honra da padroeira dos pescadores. Os moradores desta vila saem às ruas para celebrar as Festas d’Assunção, onde os lenços das mulheres, filhas e noivas são pendurados no topo dos mastros dos barcos dos pescadores, como preparação para a benção de Nossa Senhora.
A icónica Igreja de Nossa Senhora da Lapa na Póvoa torna-se o palco central de uma emocionante procissão. Além disso, são milhares os foguetes lançados desde os barcos, enchendo o ar de magia que permite às celebrações serem sentidas por toda a costa. As Festas d’Assunção são importantes na animação da cidade e prolongam-se até ao dia 22 de Agosto, com a cerimónia do Beija-mão.
As Festas do Barrete Verde e das Salinas, em Alcochete são das mais antigas do país, com mais de 80 anos. Até 16 de Agosto, o centro de Alcochete ganha vida com muita animação e, nos últimos anos, a Noite da Sardinha Assada tem conquistado um número crescente de admiradores. Hoje, a festa é repleta de fado e animação musical. A festa termina amanhã com um concerto da Áurea, seguido de um espectáculo piromusical na ponte cais, e de uma surpresa para encerrar a festa com grande estilo.
Caso esteja pelo pelo sul do país até depois do dia 29, terá oportunidade de conhecer as Festas do Banho 29 em Lagos, uma tradição que diz ser capaz de espalhar a inveja e os demónios. A recriação da tradição começa pelas 11h pelo Centro de Estudos de Lagos, passando pela Avenida dos Descobrimentos e termina na Praia da Batata. Pela noite, há concurso de trajes de banhos tradicionais para fazer rir a família e um concerto de Toy, com comes e bebes.