Não “vai à bola” com um colega e, de repente, tornou-se seu chefe? Cinco formas de lidar com a situação (sem se despedir)
Quando um colega com quem se incompatibilizou se torna seu superior, é natural sentir-se ansioso, preocupar-se com as consequências ou até mesmo considerar sair. A Harvard Business Review partilha cinco estratégias para o ajudar a lidar com a situação.
Veja como transformar este desafio numa oportunidade de crescimento da carreira.
Separe sentimentos dos factos
Numa folha de papel, liste as suas emoções num lado e os factos reais sobre a situação no outro. Isto ajuda a separar receios infundados da realidade e coloca as coisas em perspectiva.
Mude para “modo inquisitivo”
Crie um “mapa de temas principais” para compreender os objectivos, prioridades e valores do seu chefe. Saber o que os impulsiona pode ajudá-lo a ter influência nas decisões e a fornecer informações significativas.
Encurte as diferenças de personalidade
Identifique como os vossos estilos de trabalho diferem e ajuste a sua abordagem. Por exemplo, se o seu chefe preferir dados a ideias mais abrangentes, priorize isso em reuniões para estar melhor alinhado com as suas expectativas.
Alavanque valores partilhados
Encontre terreno comum, sejam objectivos profissionais partilhados ou interesses pessoais. Construir uma ligação pode ajudar a aliviar as tensões.
Encare os problemas de frente
Se mesmo assim não houver melhorias, explique que está empenhado em ajudar a equipa a ter sucesso e pergunte como pode apoiar este esforço. Pode igualmente perguntar qual acredita serem os pontos-chave para uma colaboração bem-sucedida, o que valoriza no feedback e na comunicação e que acções específicas deve (e não deve) tomar para ajudar a equipa a alcançar resultados.