
Negativas dos alunos apoiados por este projecto diminuíram para metade
Já são conhecidas as conclusões do Relatório de Impacto do programa Teach For Portugal, que contou com a colaboração externa da LTPlabs. De Setembro de 2022 a Agosto de 2023, as turmas acompanhadas por mentores desta rede nacional viram as suas notas negativas reduzidas a metade (51%).
O projecto, que já conta com quatro anos de actividade em Portugal, confirma assim o impacto positivo num universo de 12 mil alunos de 45 escolas por todo o país.
Os resultados positivos desse trabalho de quatro anos foram agora confirmados no Relatório de Impacto, que traça um cenário significativo de melhoria no desempenho académico dos alunos apoiados pela Teach For Portugal, com uma redução em 51% das notas negativas nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Ciências Naturais.
O relatório, que analisou com especial atenção o último ano lectivo, contém também dados dos últimos quatro anos e concluiu que, neste período, a colaboração Teach For Portugal entre mentor e professor em sala de aula permitiu acelerar, em média, a redução das negativas em 24% nas turmas acompanhadas, em comparação com turmas sem esta colaboração.
O mesmo relatório revela ainda que as notas tendem a aumentar quando os alunos sentem que as suas ideias são valorizadas na comunidade. Em particular, quanto mais os alunos sentem que as suas ideias e opiniões são valorizadas pelo mentor TFP, maior é a variação positiva das suas notas, do início para o final do ano.
Até ao momento, a Teach For Portugal acompanhou, através de 127 mentores, mais de 19 mil alunos em sala de aula, em conjunto com 430 professores de 63 escolas parceiras, em 40 municípios. Só no último ano lectivo, cada mentor acompanhou em média 90 alunos, cinco turmas (20 tempos lectivos por semana e 10 não lectivos), em três disciplinas diferentes.