Neste unicórnio português, produtividade e sentimento de pertença aumentaram em teletrabalho

De acordo com um inquérito feito pela OutSystems aos seus mais de 1000 colaboradores, em todo o mundo, a maioria (74,1%) afirma que a sua produtividade manteve-se ou aumentou, em teletrabalho.

 

O objectivo foi avaliar as medidas implementadas pela empresa e a forma como o teletrabalho tem impactado as dinâmicas de trabalho, produtividade, bem-estar e cultura corporativa. Depois de dois meses em teletrabalho, e de muitas iniciativas, a avaliação é positiva.

O inquérito revela ainda que 93% dos colaboradores afirmam que as políticas implementadas pela empresa manteve ou aumentou o sentimento de pertença e integração na equipa.

No questionário houve ainda espaço para uma classificação em escala de 0 a 10, em relação a diversas questões.

As iniciativas colocadas em prática pela empresa forma avaliadas em (9,3). A resposta global da OutSystems ao período de teletrabalho obteve (8,3). Em relação ao conforto em trabalhar totalmente a partir de casa foi avaliado em (7,9).

Já o balanço positivo entre vida pessoal e profissional obteve (6,5) e, por fim, o impacto da resposta da OutSystems no ambiente e cultura interna da empresa (8,5).

O estudo indica que as dinâmicas ao trabalhar com os filhos em casa (49% dos colaboradores fazem-no), o ambiente propício para períodos de maior foco e concentração e as condições de trabalho em casa, são os três principais desafios apontados pelos colaboradores.

«Estarmos fisicamente separados não significa estarmos distantes. Esta foi a ideia base que nos guiou na criação de políticas de trabalho remoto, que foram criadas em tempo recorde e em circunstâncias muito peculiares a que a COVID-19 nos obrigou. Debatemos ideias com pessoas de todos os departamentos e decidimos lançar o Remote Company Program, dedicado a facilitar e apoiar as nossas equipas nesta transição, baseado em três pilares fundamentais: Produtividade, Bem-Estar e Sentimento de Pertença. Só assim foi possível aproveitar este momento mais difícil e capitaliza-lo para fortalecer a nossa cultura corporativa», explica Alexandra Monteiro, responsável de Recursos Humanos da OutSystems.

As medidas implementadas pela OutSystems incluem um microsite com conselhos, dicas e melhores práticas no trabalho remoto, e um apoio reforçado aos líderes de gestão para manterem contacto com toda a equipa, de uma forma virtual. Inclui ainda um apoio dedicado a colaboradores com filhos, para melhor gerirem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Já no campo de Bem-Estar, e usando as diferentes competências de cada colaborador, foi criado um espaço virtual com diferentes actividades que vão deste o yoga à meditação, passando pelo coaching, aulas de ginástica e de culinária, e até um clube de leitura. Por fim, no que diz respeito ao Sentimento de Pertença, as actualizações trimestrais conduzidas pelo CEO Paulo Rosado passaram a ser semanais, e foi ainda criado o espaço Ask me anything (Pergunta-me o que quiseres) onde cada colaborador pode fazer perguntas aos seus superiores, sobre os diferentes departamentos e actividades da empresa.

«Com um posicionamento focado na agilidade e preparação para as constantes e rápidas mudanças, a OutSystems tem conseguido manter-se totalmente operacional enquanto empresa, nas dinâmicas de equipa e até numa vertente mais individual.» conclui Alexandra Monteiro.

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