Nova edição de Bolsas de Estudo Anuais da Fundação Oriente já tem candidaturas abertas

Até 31 de Janeiro, decorrem as candidaturas ao Programa de Bolsas Anuais da Fundação Oriente, uma iniciativa que há mais de 35 anos apoia a formação avançada, a investigação académica e o estudo das línguas e culturas asiáticas e portuguesas.

Criado em 1989, o programa tem contribuído para o aprofundamento das relações científicas e culturais entre Portugal e o Oriente e tem acompanhado percursos académicos que, em muitos casos, não seriam possíveis sem este apoio.

Ao longo das últimas décadas, o Programa de Bolsas da Fundação Oriente apoiou cerca de 950 estudantes, investigadores e artistas, com ênfase nas áreas ligadas às dinâmicas históricas, culturais e sociais entre Portugal e a Ásia.

As candidaturas estão abertas em quatro vertentes: Doutoramento, Investigação, Língua e Cultura Portuguesas e Línguas e Culturas Asiáticas. As duas primeiras destinam-se sobretudo às áreas das Ciências Sociais e Humanas, dando-se prioridade a projetos relacionados com o estudo do acervo e coleções do Museu do Oriente. As Bolsas na área das línguas promovem, por um lado, o estudo da língua e cultura portuguesas por candidatos oriundos de países asiáticos e, por outro, o aprofundamento de línguas e culturas asiáticas por candidatos portugueses.

As candidaturas decorrem exclusivamente online, até 31 de Janeiro de 2026, através do site da Fundação Oriente, onde está disponível toda a informação sobre critérios de elegibilidade, condições de atribuição e documentação necessária.