
Novo Corporate IT Hub no Porto prevê acolher mais de uma centena de colaboradores da Dachser até final de 2026
A Dachser inaugurou as novas instalações do Corporate IT Hub Portugal no edifício ICON Douro, no Porto, num evento que contou com a presença de Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO), Ralf Morawietz, CIO da multinacional, e Susana Pinto, directora do Departamento de Economia da Câmara Municipal do Porto, em representação da InvestPorto, agência municipal de atracção e retenção de investimento para a cidade.
O espaço, com cerca de 750 m², passa a acolher os 67 colaboradores – que integram, actualmente, a equipa e que representam oito nacionalidades. Até final de 2025, este número deverá ascender a 90 e e mais de 120 até final de 2026, consolidando o Porto como o segundo maior centro digital da multinacional alemã, logo a seguir à sede de Kempten, na Alemanha.
Em funcionamento desde o último trimestre de 2024, o Corporate IT Hub Portugal reforça a capacidade global de inovação e digitalização da Dachser. A par das unidades corporativas de IT da Alemanha, França, Hong Kong e Estados Unidos, este centro assume um papel relevante no desenvolvimento e optimização dos sistemas centrais da empresa, responsáveis pela gestão integrada do transporte e armazenamento, pela segurança informática e pela implementação da estratégia digital do grupo.
No Porto, a equipa contribui para diversas áreas estratégicas e a sua experiência abrange áreas como engenharia de software, desenvolvimento front-end e back-end, design de interface e experiência do utilizador (UI/UX), análise de dados, controlo de qualidade, infraestrutura em cloud e gestão de projectos.
«Para atingirmos o nosso objectivo de nos tornarmos o fornecedor logístico mais integrado do mundo, temos também de ser o mais digitalizado. O Corporate IT Hub em Portugal reforça as nossas capacidades digitais e apoia o crescimento da empresa», afirma Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) da Dachser.
A decisão de instalar o Corporate IT Hub em Portugal foi estratégica. Segundo Ralf Morawietz, CIO da Dachser, «a cidade do Porto oferece um elevado nível de inovação e competência em tecnologia e cibersegurança, bem como acesso a talento excepcional na área das TI. Está, sem dúvida, a caminho de se tornar um dos mais importantes polos tecnológicos da Europa.»
Projectado pelo arquitecto Luís Pedro Silva, o ICON Douro – distinguido como Melhor Edifício de Escritórios nos Prémios Nacionais do Imobiliário 2023 e nomeado para Edifício do Ano 2024 pelo ArchDaily – encontra-se bem servido por transportes públicos e destaca-se pela integração de zonas verdes, espelhos de água e espaços de lazer, incluindo ginásio, restaurantes e cafés.