NTT DATA tem um novo espaço «onde a “magia” acontece»

A NTT DATA renovou os seus espaços de trabalho em Lisboa, para promover o espírito colaborativo e melhorar a interacção das equipas. E resultou, garantem Francisca Buccellato, head of Marketing & Communications, ESG & Workplace, e Margarida Calado, head of People.

 

Por Tânia Reis

 

Em Portugal, os cerca de 1700 profissionais da NTT DATA operam a partir de 10 localidades. Além da sede em Lisboa, a consultora tem hubs de conhecimento especializado em Braga, Guimarães, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Óbidos e Évora.

Recentemente, a empresa procedeu a uma remodelação dos escritórios no Atrium Saldanha em Lisboa, apostando no espaço de trabalho como peça fundamental do modelo híbrido, dinâmico e flexível, e da própria marca. «Na NTT DATA, damos muito valor à qualidade da experiência de trabalho e ao bem-estar dos colaboradores», assegura Francisca Buccellato, head of Marketing & Communications, ESG & Workplace, pelo que fez todo o sentido «continuar a apostar na centralidade da localização e renovar os espaços de trabalho para os adequar aos novos modelos de colaboração e para que pessoas pudessem tirar mais partido das vindas ao escritório.»

Na NTT DATA vigora um modelo de trabalho híbrido, dinâmico e flexível, muito assente na confiança e no compromisso dos colaboradores. «Isto quer dizer que cada pessoa tem flexibilidade para gerir o seu modelo de trabalho, de acordo com as necessidades da equipa e dos projectos em que está envolvida», conta Margarida Calado, head of People. Simultaneamente, incentivam e defendem a existência de momentos de colaboração presencial, porque acreditam que o desenvolvimento pessoal e colectivo beneficia muito desses encontros.

Assim, a principal mudança nos escritórios remodelados «prende-se sobretudo com a alteração de paradigma de um espaço de trabalho para um espaço de encontros», revela a responsável de Marketing & Communications, ESG & Workplace.

A prioridade foi criar um espaço híbrido que motivasse a maioria dos colaboradores a virem ao escritório, e que foi concebido para apoiar diversos estilos de trabalho e proporcionar uma variedade de elementos num único local. O design do espaço visa não só facilitar o dia-a-dia de trabalho e o encontro das equipas, mas também a diversão, incorporando áreas baseadas em actividades, como um espaço de well-being, uma área de jogos e de convívio e «até um quiosque muito Lisboeta».

«Temos hoje mais espaço, mas menos áreas dedicadas a postos de trabalho», explica, com pequenos auditórios espalhados pelo escritório, mais salas e espaços de reunião abertos e copas em cada piso. «No fundo, dotámos os espaços de trabalho das condições para oferecer uma experiência muito mais rica aos colaboradores, fazendo-os sentir que vale a pena a vinda.»

Por melhores que sejam as dinâmicas que as equipas criem online, Francisca Buccellato acredita que «continua a ser no registo presencial que a “magia” acontece. São as conversas informais nos corredores, os encontros casuais nas copas, nos eventos ou nas reuniões de brainstorming, que as equipas criam e desenvolvem relações de forma mais fluída e duradoura.»

E sentiram isso a partir do momento em que os espaços foram sendo renovados: «as pessoas passaram a vir com mais frequência ao escritório, apesar de o modelo de trabalho se manter». Também a própria configuração dos espaços, do mobiliário e das dinâmicas que a estrutura cria contribuem para o espírito colaborativo que valorizam e defendem, seja no escritório ou no trabalho à distância.

O feedback dos colaboradores tem-se manifestado na afluência significativa ao escritório. «Sem estipular métricas rígidas ou impor um número específico de dias para trabalho presencial, a presença no escritório tem sido notável, demonstrando um crescente interesse e procura por parte dos colaboradores», destaca a gestora de Marketing & Communications, ESG & Workplace.

O espaço tornou-se não apenas um local de trabalho, mas também um ponto de encontro e de interacção entre colaboradores, promovendo a colaboração e o espírito de equipa.

 

Cuidar dos colaboradores
A saúde e bem-estar dos colaboradores é uma prioridade há muito tempo na consultora, e desenvolvem há vários anos um programa de well-being com múltiplas iniciativas de que os colaboradores podem usufruir. «Sendo fiéis ao princípio de que o espaço de trabalho deverá ser um reflexo da nossa marca e forma de estar, fazia todo o sentido criar uma área dedicada ao bem-estar», realça Francisca Buccellato.

Essa área traduz-se em gabinetes médicos para a realização de consultas de medicina do trabalho, balneários individuais, para que os colaboradores possam tomar banho e fazer higiene após a realização das actividades, e um espaço multiusos, para os treinos individuais, mas no qual se realizam também sessões de treino, palestras e outras dinâmicas.

Além da área especificamente dedicada ao well-being, a responsável de Pessoas acrescenta que, na NTT DATA, todos os colaboradores dispõem de seguro de saúde para si e para o seu agregado familiar, assim como consultas de medicina online e um serviço de apoio telefónico 24/07, através do qual as famílias podem obter apoio jurídico, fiscal, psicológico e social.

«O objectivo é garantir que apoiamos, de forma não intrusiva, nas várias dimensões da vida das nossas pessoas, e que com isso conseguimos contribuir para o seu equilíbrio.» Nesse sentido, disponibilizam igualmente consultas de nutrição individuais, consultas de psicologia e psiquiatria e ainda workshops e webinars em temas variados, como mindfulness, parentalidade consciente, poupança e investimentos.

Do programa faz ainda parte a possibilidade de usufruir do chamado “horário de Verão”, o acesso a um programa que recompensa a actividade física dos colaboradores, assim como a possibilidade de dias de férias extra ou licenças sem vencimento.

«Tudo isto é complementado por iniciativas de carácter mais social, como as NCommunities, que são comunidades criadas por e para colaboradores em torno de paixões comuns – desporto, literatura, etc.; Get Togethers – encontros informais que promovemos entre equipas; e um programa de mentoring, destinado a facilitar a integração e o desenvolvimento dos colaboradores », refere Margarida Calado.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Junho (nº. 162) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais