Número de pessoas em situação de sem-abrigo aumenta quase 30% em Lisboa

A Comunidade Vida e Paz (CVP) adiantou que o número de pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas pela instituição em Lisboa aumentou 25% nos primeiros dois meses de 2024 em relação ao período homólogo do ano passado e tem mudado também o perfil, havendo agora famílias jovens, pessoas idosas e imigrantes.

 

A instituição distribui diariamente perto de 600 refeições, apoiando cerca de 530 pessoas.

O crescimento é visível sobretudo em zonas como o Oriente, o Rossio, a Avenida Almirante Reis e a Avenida de Ceuta, tendo também o número de imigrantes ganhado uma expressão neste aumento.

De acordo com Renata Alves, directora-geral da Comunidade Vida e Paz, a CVP tem vindo a registar um aumento no número de pessoas sem-abrigo apoiadas desde final de 2023, apontando que o número de pessoas que foi à festa de Natal da organização foi 30% superior ao de 2022.

Neste contexto, a Comunidade Vida e Paz lançou uma nova campanha para chamar a atenção para o problema de falta de habitação e de aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo, que são agora jovens, imigrantes e idosos.

A apresentação da campanha decorreu em Lisboa na avenida da Liberdade, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, com a transformação do passeio na planta de uma casa e com mensagens como “Apartamento Modelo” ou “Nunca houve tantas pessoas a viver na rua”, apelando aos cidadãos para que doem os 0,5% de consignação de IRS à instituição.

Ler Mais