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O carisma dos líderes é o carisma das empresas
Numa época em que salários altos e cargos de relevo já não têm o mesmo peso para as novas gerações, a aposta está em tornar as organizações mais carismáticas para atrair talentos.
Num artigo de opinião publicado na britânica HR Magazine, um analista realça o facto de as empresas precisarem de construir uma imagem carismática para conseguirem atrair os melhores talentos da geração que está a ingressar no mercado de trabalho.
Esta é uma geração que não atribui o mesmo peso às perspectivas salariais nem às concepções tradicionais de carreira do que as anteriores. E é uma geração que está disposta a abrir mão de certas vantagens remuneratórias para trabalhar em organizações que lhes proporcionem uma missão que se encaixe no projecto de vida de cada um.
«Ser promovido é desejável mais pelas novas experiências que traz do que pelo aumento do salário e pelas maiores responsabilidades. Em vez disso, preferem ganhar “o suficiente” – o suficiente para viverem e para se divertirem, mas não para lá daquilo que pensam ser excessivo», escreve o especialista.
A liderança será a chave para conseguir dar o carisma necessário às organizações, de forma a darem a este cliente mais exigente aquilo que ele quer. Um líder carismático sabe qual a visão e a missão da empresa e como lá chegar – e sabe comunicá-las aos colaboradores, inspirando-os a contribuírem para o sucesso.
Um líder deste género é um activo essencial para a capacidade de atracção e retenção de talento de uma organização. Contudo, o artigo alerta que a saída deste líder pode significar o desvanecer da marca que liderava. Um golpe numa época em que as empresas se esforçam para se manterem na crista da onda em termos de notoriedade e de relevância.