O conselho de Steve Jobs para ser bem-sucedido e chegar ao topo (segundo ele, nunca falha)
Steve Jobs, fundador da Apple e considerado uma das mentes mais influentes do século XXI, é responsável por um salto tecnológico revolucionário e, mesmo 12 anos após a sua morte, os seus conselhos e visão do mundo continuam a ser um exemplo e a inspirar as actuais gerações.
Jobs deu inúmeras entrevistas e respondeu a muitas perguntas sobre o segredo do sucesso ou o que era necessário para chegar ao topo. Uma delas foi recuperada recentemente por um utilizador da rede social X, em que Jobs partilha o segredo para conseguir o que se quer, avança o El Economista.
«A maioria das pessoas não consegue o que quer porque nunca pede», começa por dizer e garante que essa é a chave: «Nunca encontrei ninguém que me dissesse que não me ajudava, depois de eu ter pedido ajuda», acrescenta.
Para exemplificar esse conselho, Jobs recorda quando tinha 12 anos e ligou a Bill Hewlett (cofundador da empresa HP) após encontrar o seu número na lista telefónica. Naquela época, Jobs queria construir um medidor de frequência e perguntou a Hewlett se lhe poderia fornecer alguma peça sobressalente necessária para construir um.
Hewllett não só lhe enviou as peças que sobraram, com ainda o contratou no Verão seguinte para que pudesse trabalhar na empresa a construir medidores de frequência, algo que o fundador da Apple descreveu como «estar no paraíso».
«A maioria das pessoas não pergunta. E é isso que, muitas vezes, distingue as pessoas que fazem daquelas que apenas imaginam», conclui.
Este simples conselho pode ser eficaz, já que, muitas vezes o que nos afasta é a rejeição que criamos nas nossas próprias mentes, quando, na verdade, a realidade poderia ser muito diferente.