Qual é o futuro do trabalho?

futuroComo será a área de Gestão de Pessoas em 2022? Como serão as empresas? O que pretendem os colaboradores? Descubra as conclusões de um estudo sobre o tema.

A PwC, no seu estudo “The Future of Work – A journey to 2022”, detecta três diferentes tendências para a área de Recursos Humanos nas empresas de todo o mundo.

A PwC mostra no documento que a área de RH, antes «orientada para os serviços», vai metamorfosear-se e há três caminhos possíveis pela frente: ganhar influência junto da empresa com «uma mentalidade proactiva e focada na estratégia de negócio», tornar-se «num driver da agenda de Responsabilidade Social Corporativa da organização» ou transformar-se numa «função que será encarada como transitória e quase inteiramente em regime de outsourcing.»

Uma função que, por sua vez, terá ao seu dispor ferramentas diferentes para acompanhar a mudança de postura e de mentalidades dos colaboradores. E há indicadores que sugerem mudanças neste aspecto.

Uma das conclusões do estudo indica que 3 em cada 10 dos inquiridos mostrou-se confortável com o facto de as entidades empregadoras terem acesso aos seus dados pessoais para posterior tratamento ao nível dos RH. Para além disso, 65% dos inquiridos preferem trabalhar para uma empresa com consciência social e 36% dos profissionais da área de RH definem as suas estratégias na área do Talento de acordo com os valores sociais e ambientais da organização.

Em termos da natureza dos vínculos de trabalho, o estudo mostra que 46% dos profissionais de RH auscultados prevêem que pelo menos 20% da força de trabalho seja, em 2022, composta por prestadores de serviços ou trabalhadores temporários.

O estudo inquiriu mais de 10 000 colaboradores de empresas na China, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Índia.

Ler Mais