O futuro do trabalho

Jacques van den Broek, CEO Randstad Global, esteve em Portugal e, num pequeno-almoço executivo que se realizou no Hotel Júpiter, em Lisboa, e que contou com a representação de empresas de relevo, falou sobre o futuro do trabalho e o impacto da tecnologia. 

 

No passado dia 2 de Julho, falou-se da inevitabilidade de mudar para o digital e da consequente necessidade de aquisição de novas competências; da crescente escassez de talento (os que criam novas soluções); das mudanças que já estão a acontecer ao nível das formas e organização do trabalho (1/3 dos profissionais não vão trabalhar só para uma empresa), que obriga a uma reinvenção dos vínculos contratuais, com os desafios que isso traz por exemplo ao nível da Segurança Social; e da importância de criar planos de Gestão de Pessoas a 3/5 anos, para identificar as pessoas de que a empresa vai precisar no futuro e como as vão atrair, sendo fundamental que as empresas saibam o que têm para oferecer e o comuniquem; tudo num contexto de mudança cada vez mais rápida e crescente incerteza.

Jacques van den Broek defendeu que «é preciso estar à frente dos acontecimento», pois, se assim for, «se estivermos preparados, será uma grande oportunidade para todos. Nunca fomos tão ricos como hoje, nem os empregos tão atractivos».

Alguns dos profissionais presentes, o CEO Randstad Global e também o CEO da Randstad Portugal, José Miguel Leonardo, resumiram as ideias principais.

 

 

10A reportagem completa deste pequeno-almoço será publicada na edição de Setembro da Human Resources.

Ler Mais