O lado negro do digital

Se usadas de forma errada, as forças digitais podem transformar negócios com implicações negativas a longo prazo para empresas e colaboradores. Saiba porque é que a transformação digital precisa de um coração.

Por George Westerman (MIT Sloan em Cambridge, Massachusetts, EUA)

 

Três forças tecnológicas estão a transformar a natureza da gestão. A automatização está a fazer com que cada vez mais as empresas trabalhem sem interferência humana. A gestão estimulada por dados complementa a intuição e a experiência com dados e experimentação. A fluidez de recursos liga tarefas às pessoas que melhor as podem cumprir, dentro ou fora da organização.

Em conjunto, estas três forças estão a ajudar os líderes a repensar a forma como o trabalho é organizado e gerido. Tarefas que anteriormente eram consideradas domínio único dos humanos – como lidar com os pedidos dos clientes, conduzir veículos ou escrever artigos de jornal – podem agora ser concretizadas por máquinas. Colaboradores de todos os níveis têm a informação de que necessitam para tomarem decisões e ajustarem as suas práticas. Os computadores conseguem diagnosticar situações e identificar desafios que os humanos não vêem. A informação em tempo real torna possível fazer experiências em vez de adivinhar o que pode funcionar ou não. Os colaboradores podem organizar-se, obter ajuda de peritos dentro e fora da organização para cumprir um objectivo. E as empresas podem gerir flutuações nas suas necessidades de recursos pelo outsourcing, com parcerias de longo prazo, contratações à hora ou trabalhos esporádicos.

Leia a reportagem na íntegra na edição de Dezembro da Human Resources.

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