«O líder deve dar o exemplo»
Sob o formato Conversa a Dois, Alberto Inez, administrador-delegado da Sanofi, e José Miguel Leonardo, director-geral da Randstad, debateram a importância dos líderes na reputação das empresas. A moderação foi de Pedro Ramos, administrador executivo da Groundforce Portugal.
Sob o formato Conversa a Dois, Alberto Inez, administrador-delegado da Sanofi, e José Miguel Leonardo, director-geral da Randstad, debateram a importância dos líderes na reputação das empresas. A moderação foi de Pedro Ramos, administrador executivo da Groundforce Portugal.
Qual o papel do líder na reputação? «É fundamental», sublinha José Miguel Leonardo: «O líder tem de ser o facilitador, aquele que cria as condições para que a empresa se mova.» Referindo-se à própria natureza da reputação, «um trabalho inacabado que todos os dias requer atenção», o responsável máximo da Randstad em Portugal diz que os líderes «acima de tudo, devem dar o exemplo». Já Alberto Inez, administrador-delegado da Sanofi, considera que «é muito difícil construirmos a reputação, construir algo que nos leva a ter orgulho, construir prestígio.»
Sobre a própria reputação da Gestão de Pessoas, e chamando a atenção para a questão da ética, José Miguel Leonardo diz que «a área de Recursos Humanos foi diabolizada como criadora de precariedade. Hoje em dia, tenho a dizer que as más práticas tendem a ser uma excepção. Há que expulsar as más práticas em todos os sectores porque não é justo para o indivíduo. É preciso coragem para que a indústria se autorregule e que consiga expulsar as empresas com más práticas».
Alberto Inez acrescenta, na sequência da intervenção, que «é preciso construir valor para que não se passe para uma situação de perda de reputação», também referenciando a má percepção de algumas empresas no sector farmacêutico.