O líder do século XXI
Segundo um estudo da Boston Consulting Group (BCG), 56% dos profissionais afirmam não ter talento para desempenhar posições chave de liderança. Em causa está a formação ineficaz para os desafios do século XXI.
Para Roselinde Torres, sócia do BCG responsável pela área de liderança, o que falha é a formação que as organizações oferecem aos seus colaboradores e futuros líderes ao usar as mesmas técnicas de há 20 anos.
“Há uma grande incompatibilidade entre a forma como os líderes são desenvolvidos, avaliados e recompensados e o que o mundo exige deles para irem adiante”, defende Roselinde Torres.
O estudo desenvolvido em 35 multinacionais, desde 2010, conclui que o ambiente de negócios é pautado por uma cada vez maior imprevisibilidade, um mais rápido fluxo de informações e mais stakeholders que no passado.
Assim, a solução para formar os líderes do século XXI passam por “quatro atitudes essenciais: navegar, liderar com empatia, aprender com autocorrecção e criar soluções win-win”, explica Roselinde Torres em declarações à revista brasileira Você RH. Ou seja, o líder deve desenvolver capacidade de adaptação.