O Medo e a Confiança!
Por Ricardo Florêncio
No editorial da edição de Setembro, escrevi sobre o “Get Back”. Em primeiro lugar, queria agradecer os inúmeros emails que recebi, pois reflectem a preocupação que este tema suscita em empresas, gestores, colaboradores, sociedade. Todos entendem e percebem que é o único caminho para a nossa sobrevivência, para que continuemos a ter empresas vivas e, assim, a trabalhar, mas há um receio, um medo natural face a tudo o que tem acontecido, quer verdadeiro, quer empolado, ou mesmo “fake”.
Deste modo, há hoje um tema que domina as preocupações neste âmbito – o medo e a confiança. Ou seja, a única maneira de combater o medo é criar confiança. Criar, demonstrar, provar que os colaboradores poderão voltar, poderão trabalhar, poderão viver uma vida neste novo normal, com confiança. E esse está a ser um caminho trilhado por muitas empresas, mas com muitos entraves e obstáculos, desde logo pelo aumento dos casos com que nos vamos deparando nos últimos dias.
Agora, não tenhamos dúvidas de que, como dizem muitos dos verdadeiros especialistas na matéria – e não dos inúmeros arautos que actuam na praça pública sem conhecimento algum do assunto –, temos de aprender a viver com esta nova situação. E a conquista desta confiança é um trabalho de muitas entidades, desde as empresas ao Estado – no que se refere a espaços públicos, transportes e afins –, mas passa também muito por cada um de nós. Tem de haver um esforço de cada um de nós. Uma vontade. Se nós não quisermos ganhar essa confiança, não há medidas, regras ou comunicação que possibilitem essa conquista, por muito que todos se esforcem nesse sentido.
No dia 29 de Outubro, vamos levar a cabo a 20.ª Conferência da Human Resources, com o tema “O admirável mundo novo – os desafios da gestão de pessoas para 2021”, e este tema do medo e da confiança será certamente tratado e analisado.
Editorial publicado na revista Human Resources nº 118 de Outubro de 2020