
O melhor doce do mundo (sim, do mundo) é português. Já adivinhou qual é?
Os pastéis de Belém voltaram a ser considerados o melhor doce do mundo pela plataforma gastronómica “Taste Atlas”, que elabora listas das melhores gastronomias e pratos do mundo com base nas avaliações dos utilizadores.
De acordo com a Sic Notícias, o pastel de Belém obtém 4,59 estrelas – numa escala de 0 a 5. A mesma pontuação que a trigona panoramatos, um doce tradiciona grego, com quem empata, este ano, no primeiro lugar.
Mais uma vez, o Taste Atlas faz a distinção entre o pastel de Belém – somente aquele que é feito na Fábrica Pastéis de Belém, em Lisboa – e o pastel de nata normal. Também esse merece uma distinção: surge em terceiro lugar, a fechar o pódio dos melhores, com 4.51 estrelas.
Na lista, aparecem ainda a bola de Berlim (27.º), o travesseiro de Sintra (39.º), a açoriana malassada (60.º), o jesuíta (91.º), o pampilho (94.º), o pastel de Tentúgal (96.º) ou a queijada de Sintra (99.º).
Também o primeiro lugar entre os melhores bolos do mundo vai também para um português: o pão de ló de Ovar. Recebe 4,39 estrelas.
Já no que aos enchidos diz respeito, o vencedor também é português: trata-se da alheira de Mirandela (que recebe 4,34 estrelas).
Portugal faz ainda aparições no top 5 no que toca às sopas – a sopa da pedra leva a medalha de prata (com 4,33 estrelas) -, nos queijos – com o queijo de Azeitão a merecer a medalha de bronze (com 4,55 estrelas) -, nos pratos de porco – com o leitão da Bairrada em terceiro lugar (4,43 estrelas) -, nas carnes – o presunto do Alentejo aparece em quinto lugar – e nos vinhos, com o vinho do Porto (4,3 estrelas) a ocupar também a quinta posição.
Os rankings do TasteAtlas são feitos com base nas classificações dadas pelos utilizadores da plataforma online. Para a escolha dos melhores produtos deste ano foram validadas 590.228 avaliações.