O papel da Comunicação Interna

Ricardo Florêncio

Director da Revista HR Portugal

Editorial publicado na edição de Março de 2012 da revista HR Portugal

O tema principal que lhe trazemos nesta edição de Março da Human Resources Portugal prende-se com a questão do corte de custos nas organizações, e quando esta chega à reorganização dos Recursos Humanos nas empresas, mormente à sua redução.

Aconselho vivamente a leitura do nosso artigo de capa, pois permitirá decerto abrir novas perspectivas sobre o tema, e analisar como certas empresas optaram por caminhos diferenciados para atingir esses mesmos resultados. Além desses exemplos, temos ainda a visão de alguns especialistas e alguns artigos internacionais que são muito interessantes. Renovo o convite para lerem atentamente esse conjunto de artigos,

O que me interessa realçar neste momento, é uma variável muitas vezes esquecida, e considerada por muitos, o filho menor da comunicação. Falo da comunicação interna. Também é verdade que a importância de algo é medida pela directa proporção da atenção que lhe damos. E deste modo a comunicação interna nunca é considerada uma prioridade de verdade, embora figure quase sempre no nosso “top of mind”.

Atendendo às angústias e incertezas que se vivem no dia a dia das empresas, a comunicação interna assume um papel cada vez mais preponderante. E é garantido que o seu desleixo, ou menor importância que se lhe atribua, leva ao crescente papel da comunicação interna informal, a também conhecida como conversa de corredor, distorcida, empolada, muitas vezes falsa, que leva apenas à espiral dessas mesmas angústias e incertezas.

Aconselha-se assim vivamente que se pense seriamente na importância do papel da comunicação interna para a melhoria da performance dos colaboradores, e para o crescimento dos resultados das empresas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood