O paradigma dos espaços de trabalho mudou. Confira estas três tendências

O mundo do trabalho está em constante mudança e os espaços de trabalho têm ganho uma importância cada vez maior para as organizações. Aproveitando o início do ano, Cristina Arouca, Research director, da CBRE Portugal, consultora imobiliária que actua na área de Workplace Solutions, antecipou algumas tendências que vão marcar os espaços de trabalho este ano.

 

1. A definição do layout do escritório de acordo com a área de actuação/sector da empresa
Um escritório descaracterizado não faz sentido hoje em dia. O mesmo deve ser pensado e desenhado de forma ajustada quer à dimensão da equipa, mas também às suas necessidades e forma de trabalhar. Ou seja, o quotidiano da empresa é da maior relevância no momento da definição das áreas de trabalho.

 

2. Existe uma mudança de paradigma na forma como as empresas olham para os seus ambientes de trabalho
Sim, ambientes, e não espaços, porque falamos de muito mais do que uma filosofia de espaço, falamos de uma filosofia de trabalho que se reflete em várias dimensões e também no espaço: O ambiente de trabalho é uma componente activa da visão e da estratégia de negócio.

 

3. O foco no utilizador do espaço como estratégia de captação e retenção de talento
Todas as partes intervenientes na negociação de um escritório, nomeadamente o proprietário do edifício mas também a empresa ocupante, entendem que para captar e reter talento é preciso dar uma experiência que vai além do que até agora se considerou “experiência laboral” aos utilizadores do espaço, os colaboradores. Esta experiência, no sentido lato, consiste na capacidade de dar resposta às novas exigências e sobretudo na capacidade de transformar o dia-a-dia profissional em mais um momento que faça um match com o lifestyle do colaborador.

 

Na opinião da Research director, da CBRE Portugal, todas as tendências são relevantes mas «o foco no utilizador é nesta altura incontornável». As empresas que operam em ambientes mais competitivos entendem que o talento é a peça que pode diferenciá-los e distanciá-los em relação à sua concorrência, neste sentido, aumentar ao máximo a sua capacidade de captar e reter talento é uma prioridade estratégica e por isso preocupam-se em optimizar a experiência dos colaboradores.

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