![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2018/09/falarpublico.jpg)
O poder da imagem nas apresentações ao público
Quando temos que fazer apresentações ao público, seja em conferências, acções de formação ou reuniões, é fundamental causarmos uma boa primeira impressão. E ter atenção aos detalhes.
Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Empresarial
A primeira impressão que o seu público terá é a da sua imagem, pelo que deverá ter especial atenção aos detalhes e ter sempre em consideração o local e o público-alvo. Independentemente do contexto da sua apresentação, é crucial que escolha vestuário com o qual se sinta confortável e confiante, de forma a concentrar-se no mais importante: o seu discurso.
Tome nota de algumas dicas para conseguir tirar o máximo proveito da sua imagem em apresentações ao público:
– Linguagem não verbal
A sua imagem deverá projectar confiança e credibilidade, para ganhar gerar empatia com o público e conquistar o seu respeito.
Para projectar uma imagem de confiança, assuma uma postura firme, evitando cruzar os braços ou as pernas, que transmitem uma atitude defensiva.
Estabeleça contacto visual com o público para criar empatia e manter a atenção no seu discurso, sempre com um sorriso sincero e natural.
Circule pelo espaço livre da sala, sempre de forma calma e segura, evitando gesticular em demasia.
– Vestuário
Escolha a roupa que vai vestir em função do tipo de apresentação de irá fazer, local e público alvo, devendo sentir-se confortável na sua pele.
De um modo geral, o ideal é optar por vestir-se de maneira formal, discreta e cuidada, tendo sempre em atenção que a roupa deverá estar impecavelmente engomada e limpa.
Como o nervosismo poderá estar bem presente, evite os tecidos sintéticos porque potenciam a transpiração e odores.
– Calçado
O calçado deverá ser escolhido de acordo com a roupa que irá vestir, devendo ser confortável, pois poderá ter que passar algum tempo de pé durante a apresentação.
Preste especial atenção ao estado do calçado escolhido, devendo estar sempre limpo, em perfeitas condições e devidamente engraxado, se o tipo de calçado o permitir.
– Acessórios
Uma boa solução para complementar o vestuário é a utilização de acessórios.
Mas atenção: evite acessórios muito vistosos ou barulhentos que possam distrair o público a cada movimento que fizer.
O foco deverá ser sempre em quem faz a apresentação e no conteúdo da mesma, não devendo ser desviado para pormenores sem importância.
– Cores
As cores vivas e as peças de roupa claras realçam as eventuais manchas de transpiração, pelo que deverá ter em atenção esse pequeno grande pormenor quando escolher o vestuário para uma apresentação ao público.
O vermelho é a cor que transmite assertividade, poder e confiança. Ao fazer uma apresentação para o público, escolha uma peça de roupa em vermelho: uma gravata ou uma écharpe, por exemplo. É tudo o que necessita para ser um sucesso!
– Cuidados com cabelo, barba e maquilhagem
A imagem que projetamos é composta não só pelo vestuário, mas também pelos cuidados que temos com o cabelo, barba (homens) e maquilhagem (senhoras).
O cabelo é a moldura do rosto, pelo que deverá estar sempre limpo e com o corte e cor em dia, não devendo tapar o rosto.
O mesmo se aplica para a barba, que deverá apresentar-se cuidada e devidamente feita ou aparada.
Em relação às senhoras, a maquilhagem deverá ser simples, discreta e sempre adequada ao contexto da apresentação e público alvo.
Veja também estes artigos.