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O poder da reputação
A VII Conferência Human Resources Portugal teve lugar no dia 20 de Novembro no Hotel Dom Pedro, em Lisboa. Mais de 300 pessoas assistiram ao debate sobre o tema “Reputação e a sua ligação à confiança, cultura organizacional e negócios”.
por Sandra M. Pinto
Fotos de Paulo Alexandrino
Desde muito cedo tentamos descobrir em quem podemos confiar e como fazer com que os outros pensem o melhor a nosso respeito. É algo que fazemos até de forma insconsciente, sendo que a reputação deixa marcas em nós e nos que nos rodeiam. A reputação de uma empresa, as suas atitudes e práticas, é capaz de gerar tanto ou mais valor para o público do que os seus produtos ou marcas.
Mas não é só a empresa a ser afectada pela reputação que constrói, os próprios colaboradores podem ser, e muitas vezes são, afectados pela reputação da organização onde trabalham. Nesta fase urge questionar qual o poder do líder em todo este processo, qual o seu contributo na construção desta reputação. Importa saber como se gerem as pessoas, como estas interagem e como agem com o mundo exterior. É aqui que entra outra questão de muita importância: a comunicação. Como se gere, como se cultiva e como se comunica a temática da reputação dentro da organização e fora dela. O debate decorreu em torno destas questões.
Leia a reportagem completa na edição de Janeiro da Human Resources Portugal.