O que distingue as empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal? Pedro Raposo, do Banco de Portugal (10.º lugar), revela

No âmbito do Randstad Employer Brand Research Portugal pedimos testemunhos às 10 empresas vencedoras. O Banco de Portugal ficou em décimo lugar do ranking de atractividade e awareness da marca empregadora e Pedro Raposo, director de Recursos Humanos do Banco, revela o que acredita que os distingue.

«O Banco de Portugal trabalha para manter a estabilidade dos preços e do sistema financeiro. Para conseguir executar estas missões, conta com um quadro técnico de colaboradores estável e altamente especializado, que se rege por princípios de independência, de rigor e de defesa do interesse público.

No desenvolvimento da sua marca de empregador, o Banco de Portugal tem procurado dar resposta a dois desafios principais:

1. Por um lado, ao desafio de integrar várias gerações num momento em que a forma como trabalhamos também se está a transformar. Para o efeito, o Banco de Portugal oferece aos seus colaboradores um conjunto muito diversificado de oportunidades de desenvolvimento ao longo de toda a jornada profissional, que possibilitam o upskilling e o reskilling necessários ao acompanhamento de um mercado em acelerada evolução. Paralelamente, o Banco de Portugal valoriza o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, oferecendo flexibilidade e benefícios diferenciadores no mercado, enquadrados num programa integrado de bem-estar.

2. Por outro lado, ao desafio de manter uma relação aberta e próxima da sociedade em geral, dando a conhecer a nossa missão e a importância do que fazemos para o bem-estar dos cidadãos. Isto é tão importante para os potenciais colaboradores como para os colaboradores no activo, consolidando o sentimento de pertença à organização. O banco desenvolve várias iniciativas de aproximação ao público, nomeadamente através da presença de membros do Conselho de Administração nas escolas e universidades em várias regiões do País, e de campanhas nas redes sociais, construídas com o forte envolvimento dos colaboradores afectos às áreas de negócio. Também a comunicação interna tem sido desenhada para informar e ouvir os colaboradores, promovendo uma proximidade entre todos e a gestão.

A atractividade do banco deve-se sobretudo à promoção de um ambiente de trabalho e de uma cultura organizacional assentes em valores como a colaboração, a inovação, a excelência e a diversidade e inclusão, tendo os colaboradores a oportunidade de exercerem funções também em contexto internacional. O banco procura atrair os melhores profissionais do mercado, que estejam comprometidos com o seu propósito de serviço público e que, ancorados nos seus valores, contribuam para o desenvolvimento económico e sustentável do País.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº. 161) da Human Resources, no âmbito do tema de capa sobre o Randstad Employer Brand Research 2024.

A edição está nas bancas, mas caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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